Tamanho do texto

"Não podemos, nem queremos que o futebol mostre esses símbolos. Os símbolos que dividem não são bons", condenou o presidente da Federação

O treinador do Manchester City , Pep Guardiola, foi multado nesta segunda-feira pela Federação Inglesa de Futebol (FA) por usar uma fita amarela para manifestar apoio aos presos políticos na Catalunha.

Leia também: Torcedor é flagrado se masturbando na arquibancada e acaba expulso pela polícia

O técnico Pep Guardiola foi multado pela Federação Inglesa de Futebol após fazer protesto político
Divulgação/Ansa/EPA
O técnico Pep Guardiola foi multado pela Federação Inglesa de Futebol após fazer protesto político

De acordo com os jornais britânicos, a multa chegou após a derrota do City para o Wigan, pela Copa da Inglaterra. Depois disso, Guardiola enviou uma carta para a FA aceitando a punição, mas recusou fazer um pedido de desculpas pela manifestação.

"Não podemos, nem queremos que o futebol mostre esses símbolos. Os símbolos que dividem não são bons. Poderiam ser símbolos religiosos potentes, poderia ser a estrela de Davi (judaísmo), poderia ser a foice e o martelo (comunismo) poderia ser a suástica (nazismo) ou qualquer outra coisa", disse Martin Glenn, presidente da Federação Inglesa de Futebol.

Leia também: "Figo foi um traidor e Neymar saiu por dinheiro", afirma ex-presidente do Barça

Entenda o símbolo

O laço, colocado no lado esquerdo do peito, é um símbolo de protesto na Catalunha que pede a liberdade de Jordi Sánchez, Jordi Cuixart, Joaquim Forn e Oriol Junqueras, presos por incitarem os catalães a votarem pela independência da região.

A primeira vez que Guardiola usou o adereço foi em outubro, na partida contra o West Bromwich. De lá para cá, o espanhol já utilizou o laço amarelo em outros oito jogos do Manchester City.

No entanto, após receber a sanção, nas últimas três partidas do Manchester City, duas diante do Arsenal e outra contra o Chelsea, Guardiola não usou a fita.

😝😝😝 #fcbvcity #mancity

Uma publicação compartilhada por Manchester City (@mancity) em

Leia também: Fiorentina e Cagliari aposentam camisa 13 após morte de Davide Astori

O Manchester City volta a campo nesta quarta-feira (7), na Inglaterra, contra o Basel, pelas oitavas de finais da Liga dos Campeões. No joga da ida, os Citizens comandados por Guadiola derrotaram o clube suíço por 4 a 0 e são amplos favoritos.

    Leia tudo sobre: futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.