
O Campeonato Paulista começará neste final de semana e, com um novo formato de disputa, o torneio vem prometendo entregar muita emoção. Ao todo, 16 equipes entrarão em campo em busca do título do estadual mais acirrado do Brasil.
O que não falta é história para esta edição, que vai desde o Corinthians defendendo o título, o Santos buscando sair da fila que já dura 10 anos e o Primavera, que fará sua estreia na elite do estado após 99 anos de história. Conheça as equipes que vão disputar o Paulistão 2026:
Corinthians

Cidade: São Paulo
Destaque: Memphis Depay
Estádio: Neo Química Arena
Treinador: Dorival Jr.
Atual campeão paulista, o Corinthians entra em campo nesta edição do Paulistão buscando o bicampeonato. A equipe terminou bem 2025, com o título da Copa do Brasil, e espera manter a boa fase na nova temporada.
Palmeiras

Cidade: São Paulo
Destaque: Vitor Roque
Estádio: Allianz Parque
Treinador: Abel Ferreira
Após o tricampeonato entre 2022 e 2024, na última temporada o Palmeiras foi vice-campeão. Além disso, 2025 foi o primeiro ano em que Abel não conquistou uma taça pelo Verdão, assim, a equipe busca o título para começar bem 2026.
Santos

Cidade: Santos
Destaque: Neymar
Estádio: Vila Belmiro
Treinador: Juan Pablo Vojvoda
Com a dupla Neymar e Gabigol, o Santos busca colocar fim a uma fila incômoda. A última vez que o Peixe conquistou o estadual foi em 2016, há 10 anos. Além disso, a equipe entra em campo no estadual buscando se recuperar de 2025, quando brigou contra o rebaixamento no Brasileirão
São Paulo

Cidade: São Paulo
Destaque: Lucas
Estádio: Morumbis
Treinador: Hernán Crespo
Nos bastidores, o São Paulo vive uma grande crise, e isso vem refletindo na preparação da equipe para 2026. Porém, o Tricolor busca começar a temporada, no estadual, para acalmar os ânimos.
Red Bull Bragantino

Cidade: Bragança Paulista
Destaque: Jhon Jhon
Estádio: Cícero de Souza Marques
Treinador: Vagner Mancini
Após um 2025 de oscilação, o Bragantino chega ao Campeonato Paulista buscando fazer uma boa campanha. Para isso, a grande esperança é Jhon Jhon, meia que vem liderando a equipe em campo.
Mirassol

Cidade: Mirassol
Destaque: Reinaldo
Estádio: José Maria de Campos Maia
Treinador: Rafael Guanaes
Após surpreender no Campeonato Brasileiro em 2025, o Mirassol quer repetir a dose neste novo ano, e a primeira competição é o Paulistão. Porém, a equipe vem se reformulando, o que pode afetar dentro de campo.
Botafogo-SP

Cidade: Ribeirão Preto
Destaque: Léo Gamalho
Estádio: Santa Cruz
Treinador: Cláudio Tencati
Em 2025, o Botafogo-SP passou perto do rebaixamento no Paulistão e no Brasileirão; assim, a equipe chega para a nova temporada buscando fazer uma campanha melhor. O Pantera disputa a elite paulista desde 2009 e jogará sua 18ª edição em 2026.
Novorizontino

Cidade: Novo Horizonte
Destaque: Dantas
Estádio: Jorge Ismael de Biasi
Treinador: Enderson Moreira
Após bater na trave na briga pelo acesso à Série A do Brasileiro pelo terceiro ano seguido, o Novorizontino busca fazer mais uma boa campanha no Paulista. No último ano, o Tigre avançou para o mata-mata.
Ponte Preta

Cidade: Campinas
Destaque: Cristiano
Estádio: Moisés Lucarelli
Treinador: Marcelo Fernandes
A Ponte vem de um título inédito, ao conquistar a Série C do Brasileirão. Porém, o embalo em campo não reflete fora dele: a Macaca enfrenta problemas financeiros, e os jogadores chegaram a fazer greve por conta de salários atrasados.
São Bernardo

Cidade: São Bernardo do Campo
Destaque: Fabrício Daniel
Estádio: Primeiro de Maio
Treinador: Ricardo Catalá
O São Bernardo é outro time paulista que vem de um bom 2025. O Bernô conquistou o acesso para a Série B do Brasileiro no ano passado e espera fazer mais uma boa campanha no Paulista. Na última edição, o clube avançou para o mata-mata.
Guarani

Cidade: Campinas
Destaque: Ralf
Estádio: Brinco de Ouro da Princesa
Treinador: Matheus Costa
O Guarani bateu na trave na briga pelo acesso à Série B do Brasileirão; por isso, tem investido pesado em 2026. O Bugre vem apostando em alguns medalhões, como Ralf e Lucca, ambos ex-Corinthians.
Portuguesa

Cidade: São Paulo
Destaque: Gabriel Pires
Estádio: Canindé
Treinador: Fábio Matias
Time tradicional do futebol paulista, a Lusa aposta em sua SAF para fazer uma boa competição, diferentemente do que foi no ano passado. Em 2025, a equipe ficou na parte de baixo da tabela, próxima da zona de rebaixamento.
Noroeste

Cidade: Bauru
Destaque: Carlão
Estádio: Alfredo de Castilho
Treinador: Guilherme Alves
O Noroeste vem para sua participação seguida no Paulistão e quer fazer bonito dentro de campo. Para o comando, aposta em Guilherme Alves, que fez um bom trabalho no Velo no ano passado, e no ataque em Carlão, vice-artilheiro da Série B em 2025.
Velo Clube

Cidade: Rio Claro
Destaque: Daniel Amorim
Estádio: Benito Agnelo Castellano
Treinador: Pintado
O Velo Clube também vem para sua segunda participação seguida no Paulista e apenas a terceira na história da elite estadual. Após se salvar do rebaixamento no ano passado, o Galo espera alçar voos maiores em 2026.
Capivariano

Cidade: Capivari
Destaque: Vinicius Popó
Estádio: Municipal Carlos Colnaghi
Treinador: Élio Sizenando
O Capivariano retorna à primeira divisão estadual após 10 anos; a última participação da equipe havia sido em 2016. O Leão aposta na espinha dorsal campeã da A2 em 2025, agregando novos reforços para conseguir fazer uma campanha segura no Paulistão.
Primavera

Cidade: Indaiatuba
Destaque: Yuri Lima
Estádio: Ítalo Mário Limongi
Treinador: Rafael Marques
Com quase 99 anos de história, o Primavera conquistou, pela primeira vez, uma vaga na primeira divisão paulista. A equipe aposta em Rafael Marques para comandar o time; o ex-jogador tem passagem marcante pelo Palmeiras.