Há pouco mais de 15 anos, Indaiatuba foi palco de um momento curioso do futebol brasileiro, com Lionel Messi pisando em campo na cidade e participando de um jogo festivo. Agora, em 2026, a cidade volta ao radar, e o Primavera, clube local, vai realizar sua estreia na elite do Campeonato Paulista .
Com quase 99 anos de história, o Fantasma, como é apelidado o clube indaiatubano, conquistou pela primeira vez uma vaga na primeira divisão paulista. A equipe conquistou o acesso após ser vice-campeã da Série A2 do Paulistão, perdendo a decisão para o Capivariano.
Para comandar o Primavera nesta nova fase, o time apostou em um nome bem conhecido do futebol brasileiro, principalmente dos torcedores palmeirenses: o ex-atacante Rafael Marques . Ele vai viver sua primeira experiência como treinador, mas já vinha trabalhando há algumas temporadas no time do interior paulista.
Rafael Marques chegou ao Primavera em 2022, ainda como jogador, para a disputa do Campeonato Paulista Série A2 daquele ano. Em 2023, o ex-atacante iniciou a sua transição para se tornar auxiliar técnico do clube, atuando ao lado dos treinadores que passaram pelo Fantasma.
Na temporada seguinte, já como auxiliar, chegou a comandar interinamente a equipe nas últimas rodadas da Série A2, somando duas vitórias e um empate, fundamentais para garantir a permanência na divisão.
O momento histórico, de estreia na primeira divisão do Campeonato Paulista, será no próximo sábado (10), diante do Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, às 18h30. Já a primeira partida dentro de casa será na 2ª rodada, no dia 14, e com uma pedreira pela frente. O Fantasma vai enfrentar o Mirassol, equipe sensação do último Brasileirão.
Messi
Já a história envolvendo Messi em Indaiatuba aconteceu no dia 18 de julho de 2010, duas semanas após a Argentina ser eliminada da Copa do Mundo da África do Sul ao ser goleada pela Alemanha por 4 a 0, nas quartas de final.
O craque argentino foi um dos convidados de Deco, seu ex-companheiro de Barcelona, da Espanha, e organizador do jogo festivo. Além do jovem argentino, outras lendas do futebol também participaram do encontro, como Ronaldo Fenômeno, Rivellino, Careca e Falcão.