
O mundo do futebol já começa a respirar o clima de Copa do Mundo. O Mundial de 2026, que será realizado nos Estados Unidos, Canadá e México, acontecerá entre os dias 11 de junho e 19 de julho. Esta será a primeira vez que a competição reunirá 48 seleções, tendo mudanças em seu formato.
O sorteio da fase de grupos do torneio da FIFA acontece nesta sexta-feira(5), no Kennedy Center, em Washington, capital dos EUA. O evento distribuirá o chaveamento da primeira fase das equipes que disputarão a Copa, que terá a maior expansão da história, desde que foi criada, em 1930.
Novo formato

Com o número maior de seleções competindo pela taça mais cobiçada do futebol, haverão também mais jogos, naturalmente.
De 64 confrontos, o Mundial passa a ter 104 na nova formatação. Tal estatística impacta diretamente na campanha final: a equipe campeã precisará encarar oito embates em vez de sete, como era de costume.
Além disso, a estrutura da etapa inicial do torneio também passará por reformulação.
Serão 12 grupos, com quatro seleções cada. Avançam de fase os dois primeiros e, a partir desta edição, os oito melhores terceiros lugares também se classificam.
Passado o sistema de pontos corridos, o mata-mata da Copa do Mundo ganha uma nova fase antes das oitavas de final. As seleções precisarão duelar pelas dezesseis-avos de final para seguir até as oitavas e assim sucessivamente até a grande decisão.