
Nesta segunda-feira (3), aconteceu a convocação da Seleção Brasileira para a Data FIFA de novembro. E, na lista dos 26 nomes, Vitor Roque, atacante do Palmeiras, foi uma das novidades.
Considerado uma das grandes promessas para a posição de centroavante, o jogador viveu um momento complicado em sua carreira após sua ida para a Europa. Com apenas 18 anos, ele foi vendido ao Barcelona-ESP em uma transferência astronômica.
Porém, na equipe espanhola, não encontrou seu espaço e precisou passar por um empréstimo ao Bétis, também da Espanha. No início deste ano, Vitor Roque decidiu retornar ao Brasil, e o Palmeiras desembolsou 25,5 milhões de euros para contar com o atleta.
Mas sua chegada ao Verdão não foi fácil: o atacante demorou para engrenar e sofreu em seu começo na equipe. Tanto que, nos primeiros 31 jogos, somou apenas 4 gols e chegou a ser contestado.
Desde que Abel Ferreira passou a apostar em uma dupla de ataque com Tigrinho e Flaco López, o camisa 9 deslanchou com a camisa do Palmeiras e se tornou letal à frente da baliza adversária.
Desde então, foram 19 jogos pelo Palmeiras, com 13 gols marcados e 5 assistências, tendo quase uma participação em gol por jogo nesse período. Além disso, ele se tornou o vice-artilheiro do clube na temporada, com 17 tentos, atrás apenas de Flaco, que soma 23.
A boa fase o credenciou à Seleção, e Vitor Roque voltou a ser convocado após mais de 2 anos. Sua estreia na Amarelinha foi em 2023, quando disputou um amistoso contra o Marrocos, em março daquele ano. Porém, desde então, não havia sido mais chamado.
Agora, às vésperas da Copa do Mundo de 2026, sua escolha pelo time paulista no início do ano rendeu frutos, e o atacante voltou a ser lembrado, desta vez por Carlo Ancelotti. Nesta convocação, ele brigará por posição com Richarlison e João Pedro, que também estão na lista.
Amistosos
Neste mês de novembro, a Amarelinha terá pela frente seus últimos compromissos do ano. No dia 15, enfrenta Senegal no Emirates Stadium, na capital inglesa, Londres, às 13h (de Brasília), e encara a Tunísia no dia 18, no Decathlon Stadium, na cidade francesa de Lille, às 16h30 (de Brasília).