A vitória do Flamengo
sobre o Palmeiras
neste domingo (19), em duelo da 28ª rodada do Brasileirão
na briga pelo topo da tabela, gerou polêmicas relacionadas à arbitragem, que já vem sendo alvo de fortes críticas nos últimos jogos do campeonato. Diante do cenário, o jornalista esportivo dos canais Globo, André
Rizek,
fez coro aos questionamentos referentes às marcações apitadas ao longo da Série A.
O comunicador destacou que os árbitros do Brasileirão adotam postura controversa em alguns lances. Ao analisar a jogada em que o Verdão reclamou de pênalti não marcado de Jorginho sobre Gustavo Gómez, ainda quando a partida estava em 0 a 0, Rizek ironizou os juízes de campo, assim como o VAR da competição.
"Sabe o que me deixa louco com a arbitragem no Brasil? Eu entendo que esse lance poderia não ser marcado no futebol inglês, por exemplo, que tenha uma linha de conduta em que o VAR interfere quando tem uma unanimidade muito forte. E o que me deixa louco é que no Brasil, tem jogo que a linha é de intervenção máxima, como Inter x Corinthians, Fluminense x Mirassol o VAR fica garimpando coisas, procurando nos mínimos detalhes", iniciou o comunicador, durante o programa Fechamento Sportv, horas após o apito final do jogo.
"E em outros, é nenhuma interferência, como hoje, como foi no São Paulo x Palmeiras. E o que me deixa louco é não ter uma coerência. Se esse for o padrão do futebol brasileiro e isso aí (lance de Jorginho e Gustavo Gómez) não é pênalti, beleza. Só que em um jogo isso é muito pênalti, no outro sequer é revisado. Acho que é isso que deixa as pessoas que assistem futebol no Brasil loucas. Porque não tem uma linha de conduta da arbitragem brasileira", completou.
Áudio do VAR
Ainda na noite de domingo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou áudios do VAR de alguns lances do embate.
Ao analisar a jogada do suposto pênalti de Jorginho em Gómez, Caio Max, árbitro de vídeo, orientou o juiz de campo, Wilton Pereira Sampaio, a seguir o jogo: "Pode seguir. Os dois braços estão estendidos e não faz a flexão com impacto para empurrão".
Próximos jogos
Depois do badalado duelo pela liderança do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Flamengo voltam a campo no meio desta semana por compromissos válidos pelas semifinais da Copa Libertadores.
O Verdão se prepara para encarar a LDU, em Quito, na quinta-feira (23), às 21h30 (de Brasília). Um dia antes, o Rubro-Negro recebe o Racing no mesmo horário, no Maracanã.