Há 38 anos, também em um dia 23 de novembro, o Flamengo disputou o terceiro jogo da final da Libertadores de 1981 contra o Cobreloa, do Chile, e foi campeão da principal competição pela primeira e única vez em sua história.
Leia também: Flamengo colocará telões no Maracanã para torcida assistir final da Libertadores
O torcedor do Rubro-Negro com certeza não se esquece como foi aquele ano, mas para você que não se lembra ou que nem era nascido, o iG Esporte relembrou como era o mundo na última vez que o Flamengo jogou uma final de Libertadores, confira:
Nenhum jogador do elenco era nascido
Há 38 anos nenhum jogador entre os comandados de Jorge Jesus era nascido. Os atletas mais velhos do elenco são Filipe Luis, Diego Alves, Rafinha e Diego Alves, todos nascidos em 1985 e portanto nunca viram o Flamengo disputar uma final de Libertadores .
Jorge Jesus ainda jogava
Hoje conhecido como Mister, o treinador português tinha apenas 27 anos e ainda se aventurava como meio-campista do Vitória de Setúbal quando o Fla enfrentou o Cobreloa .
Brasil vivia ditadura
Apesar do bom momento no futebol, na política o Brasil não vivia tempos tão prósperos. Em 1981 , o país ainda vivia uma ditadura, e tinha como presidente o militar João Figueiredo, o último presidente do período.
Leia também: Relembre as piores campanhas dos times que nunca foram rebaixados no Brasileirão
O Brasil era apenas tricampeão mundial
Hoje pentacampeã do mundo, a seleção brasileira tinha apenas três títulos mundiais (1958, 1962 e 1970) na época em que o Rubro-Negro disputou a final da Libertadores.
Rita Lee era a mais ouvida no país
Enquanto o Flamengo de Zico dava baile nos adversários dentro de campo, Rita Lee era a artista brasileira mais ouvida no país com o hit "Baila comigo".
Flamengo só tinha um título brasileiro
Hoje ostentando seis titulos brasileiros e com o sétimo bem encaminhado, o clube carioca tinha levantado a taça apenas uma vez na história, justamente em 1980, ano anterior ao título da Libertadores.
Tocantins não existia
Leia também: Torcedores farão viagem de 5 dias para ver final da Libertadores em Lima
Estado mais novo entre os 27 do Brasil, Tocantins ainda não existia quando o Flamengo disputou a final da Libertadores em 1981. Na época a região fazia parte do estado de Goiás, sendo emancipada apenas em 1989.