Tamanho do texto

Batalha por licenciamento de clubes e novidades na jogabilidade protagonizam a batalha entre os games da EA e da Konami

A EA lança o Fifa 20 nesta sexta-feira (27), enquanto o PES 2020, da Konami, já pode ser encontrado nas lojas desde o dia 10 de setembro, mas muitos fãs de futebol ainda estão na dúvida, qual é a melhor opção de game para comprar? O iG Esporte testou os dois jogos e traz a análise e o veredito ao final da matéria, confira:

Leia também: Justo? Neymar é o terceiro melhor jogador nos games Fifa 20 e PES 2020

Jogabilidade

Fifa 20 arrow-options
Fifa
Fifa 20

Após anos de reclamações dos jogadores, a EA parece finalmente ter ouvido e trouxe boas mudanças para o Fifa 20 , principalmente na dinâmica das partidas. Na nova versão do game, os jogos são muito mais cadenciados e lentos, obrigando o player a pensar mais em suas jogadas.

O novo ritmo se deve muito também a mudança na velocidade da bola, que corre muito menos e está mais "viva", alterando de rumo e quicando mais do que antes. O controle da redonda também foi afetado, ficando um pouco mais difícil, assim como os passes, que exigem mais cuidado e direcionamento do jogador.

Leia também: Prêmio sob suspeita: Capitão da Nicarágua nega ter votado em Messi no The Best

A nova jogabilidade traz também melhoras em relação aos jogadores controlados pelo computador, que se movimentam de maneira muito mais inteligente, proporcionando mais lances de enfiadas de bola e ultrapassagens, que quase não existiam no Fifa 19. 

Já no PES 2020 , a jogabilidade segue um degrau abaixo do game da EA, apesar de ter evoluído muito nas últimas versões. Com muito menos recursos de drible em relação ao rival, o PES traz partidas realmente cadenciadas. Dominar a troca de passes e a tática, além de explorar bem o físico dos jogadores é o segredo para o sucesso no jogo.

Um ponto ainda bastante incômodo é a jogabilidade dos goleiros, que chega a ser bizarra se comparada com o bom trabalho feito pela Konami no restante do game. Os movimentos são ruins e o desempenho deles, que proporciona gols irreais, é mais uma vez é a grande decepção da versão.

Gráficos

PES 2020 arrow-options
Konami
PES 2020

Quando o assunto é gráfico é quase unânime que o PES é a melhor franquia no quesito. Para o novo game, a Konami não poupou esforços e caprichou muito mais uma vez, se mantendo o jogo mais fiel visualmente à realidade.

Nas edições anteriores, o foco era quase que exclusivo aos jogadores das grandes ligas, mas em PES 2020 até jogadores virtuais de clubes brasileiros estão com visuais muito semelhantes aos craques da realidade, assim como suas reações após perder um gol na cara ou anotar um golaço em uma partida.

Leia também: Recusado por 12 casais, deficiente visual leva prêmio da Fifa; conheça história

Outro ponto extremamente positivo do gráfico do PES é referente aos estádios. Cada detalhe foi reproduzido muito bem pela Konami, desde as ruas no entorno das arenas, passando pela composição das arquibancadas, as cores das cadeiras e o túnel onde os jogadores passam para entrar no gramado.

Apesar de ser inferior no quesito gráfico, o Fifa 20 também merece ter reconhecida a qualidade de suas imagens, mas traz poucas inovações em relações ao Fifa 19. A maior mudança é na iluminação das partidas, que está maior na nova versão, proporcionando uma experiência mais agradável estéticamente. 

Modos de jogo

Fifa 20 arrow-options
Fifa
Fifa 20

A grande novidade em relação aos modos de jogo sem dúvidas vem do Fifa 20, com o modo VOLTA Football, muito parecido com o antigo Fifa Street, onde os jogadores invadem quadras de rua em partidas com regras, movimentações e dribles muito diferentes que remetem ao futebol jogado nas ruas do mundo.

Com o Ultimate Team consolidado, a EA deu também uma atenção especial para o modo Carreira para a nova versão, desde a aparência de seu treinador, que ganha muito mais opções agora, inclusive a de criar uma treinadora, até a relação com os jogadores, que será muito mais complexa, proporcionando experiências mais imersivas na gestão do elenco.

No PES 2020 a novidade é o modo Matchday, onde eventos semanais vão colocar os jogadores para competir em partidas que os melhores passes e gols atribuem pontos para a equipe.

Leia também: Neymar perde R$ 12,5 milhões por ficar de fora do prêmio de melhor do mundo

Já na Master League , modo de mais sucesso do game, um novo sistema de diálogos promove muito mais independência ao jogador para ditar o rumo de sua história na carreira. Outra novidade é a possibilida de usar antigos craques como Romário, Maradona, Zico e Cruyff como treinadores.

Licenças

PES 2020 arrow-options
Konami
PES 2020

Talvez um dos quesitos mais importantes para a atual geração de jogadores, o licenciamento do clubes e dos campeonatos protagonizou uma grande batalha entre EA e Konami.

Se a sua preferência é jogar com o seu time de coração do Brasil, com certeza o PES 2020 leva vantagem, já que tem todas as equipes da Série A do Campeonato Brasileiro licenciadas, além de grandes clubes com exclusividade, como Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Grêmio, Atlético-MG e Sport.

Outro detalhe importante são os estádios brasileiros. Estão no game: Allianz Parque (Palmeiras), Arena Corinthians, Vila Belmiro (Santos), Beira-Rio (Internacional), Morumbi (São Paulo), Maracanã, Mineirão, São Januário (Vasco) e Palestra Itália, antigo estádio do Palmeiras.

Agora, se a sua preferência como jogador for explorar mais os times e campeonatos do restante do mundo, o Fifa 20 é quem leva vantagem. Entre as competições, Premier League (Inglaterra), La Liga (Espanha), Bundesliga (Alemanha), MLS (Estados Unidos) e UEFA Europa League, UEFA Supercup e a Champions League são exclusivos do game da EA.

Leia também: FIFA faz reuniões secretas e avalia tirar Copa do Mundo de 2022 do Catar

Entre os clubes, o Fifa não traz Barcelona, Arsenal, Manchester United, Juventus, Bayern de Munique, Schalke 04, Bayer Leverkusen, Boca Juniors e River Plate, que são exclusivos do PES 2020. O game da Konami conta também com a Serie A Tim (Campeonato Italiano) completamente licenciada.

VEREDITO

As novas versões de Fifa e PES trouxeram novidades que há muito tempo eram esperadas por seus fãs, e com  certeza vão surpreender positivamente os jogadores. O esforço da Konami para igualar a EA em vendas é cada vez maior, o que fica evidente na briga pelos licenciamentos, mas o quesito mais importante ainda é a qualidade do jogo como um todo.

Levando em consideração todos os ítens citados na matéria, e o prazer obtido ao jogar cada um dos games, fica evidente que o Fifa 20 é a melhor opção de compra para o fã de futebol para a próxima temporada dos games. Ainda assim, o jogador que optar pelo PES 2020 provavelmente não irá se arrepender e terá muitas horas de diversão com o game.