"O avançado Gabigolo prevê boas sensações para o Campeonato do Brasil". O sotaque português não deixa qualquer dúvida: há uma jornalista portuguesa em meio à cobertura esportiva do Flamengo .
Leia também: O desafio de Jorge Jesus em meio à decisões e chegada de reforços no Flamengo
A jornalista Irene Palma, de 41 anos, foi enviada pelo diário A Bola para acompanhar todos os passos do técnico Jorge Jesus no Brasil. Entre o envio de relatórios e gravações, ela segue a cartilha com o microfone na mão: onde o treinador for, vai atrás.
"Está sendo surpreendente. A forma carinhosa como os brasileiros estão tratando o Jorge Jesus e sua equipe técnica. São muito simpáticos e otimistas. Não sei se é pelo Cristo Redentor, por seus braços abertos, mas foi dessa maneira que ele foi recebido aqui. Estamos trabalhando dentro da expectativa, pelo desconhecimento de como é que vai ser a adaptação de um treinador europeu aqui no Brasil", disse ao Extra .
Leia também: Com recital de Arrascaeta e Gabigol, Flamengo atropela Goiás no Maracanã
É assim no Ninho do Urubu, onde tem acompanhado diariamente treinos e coletivas do Flamengo, no Maracanã ou na Arena da Baixada, em Curitiba, onde acompanhou a estreia do português no cargo. A sua missão é matar a curiosidade dos "adeptos" lusitanos e transformar em notícia tudo o que cerca Jorge Jesus.
"Nós viemos nesse início da caminhada do Jorge Jesus. Fizemos o jogo em Curitiba, o primeiro jogo no Maracanã e também o jogo da volta na Copa do Brasil com o Athletico. Portanto, cerca de 15 dias para tentar explicar um pouco em Portugal como tem sido essa aventura do Jorge aqui no Brasil", lembrou.
A aventura de Irene Palma começou no mês de junho, pouco depois de Jorge Jesus ser anunciado como técnico do Flamengo. De Portugal , o A Bola repetiu a fórmula de seguir o treinador em terras estrangeiras.
Foi assim no Al-Hilal, na temporada 2018/2019, onde um repórter foi enviado à Arábia Saudita para acompanhar o comandante por alguns dias. Apesar da exclusividade não ser do Flamengo, a repercussão em Portugal tem sido extremamente maior.
A jornalista está acostumada com coberturas desse tipo. Ela conta que já acompanhou nomes de peso como José Mourinho e Cristiano Ronaldo no Real Madrid e, mais recentemente, a transferência de João Félix para o Atlético de Madrid. Em meio à missão de mostrar o sucesso dos portugueses fora de seu país, usa seu tom crítico para analisar a imagem do Brasil no exterior.
"No Brasil é a primeira vez, mas fiz outras. Fui ao Mundial da África do Sul acompanhar a Seleção Portuguesa. Fui acompanhar o Mourinho no Real Madrid, o Cristiano Ronaldo também. Já fiz várias reportagens internacionais. É uma grata surpresa porque o que chega à Europa do Brasil são quase sempre notícias más, e eu acho que é bom passar essa imagem boa do Brasil", disse.
ENCONTRO COM JORGE JESUS E CARINHO BRASILEIROS
Enquanto aguardava o carro para ir até a redação, Irene contou que jantou com Jorge Jesus antes do treinador estrear pelo Flamengo. O encontro aconteceu em um restaurante na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde as abordagens de rubro-negros com o técnico chamaram a atenção da jornalista.
Leia também: Ex-vascaíno cobre Cruz de Malta com tatuagem do Flamengo
"Eu e Rodrigo Santiago (repórter do A Bola ) fomos jantar com Jorge Jesus aqui no Rio e nos impressionou com foi fantástica a forma carinhosa como pediram para tirar fotos, dar autógrafos e como lhe desejaram boa sorte", contou.
Ela disse que os brasileiros podem esperar tudo de Jorge Jesus, menos uma pessoa inquieta em praticamente todos os hábitos de sua vida. Também confirma a frase dita pelo treinador de que "o Flamengo é o mais falado em Portugal", mas esclarece afirmando que ser o mais falado significa ser o brasileiro com mais noticiário.
"Quando Jesus diz que o Flamengo é o clube mais popular do Brasil lá em Portugal, realmente é. O Flamengo hoje é o clube brasileiro mais falado em Portugal. As pessoas querem saber como Jesus está aqui", esclareceu.
Perto de retornar a Portugal, a jornalista comenta sobre sua primeira experiência no Brasil, agora com a cobertura de Jorge Jesus. Ela mostra gratidão pela repercussão que tem recebido em terras brasileiras e lusitanas.
"Quero agradecer a todos os brasileiros e aos portugueses, que têm acompanhado o trabalho que temos levado a Portugal para a TV e para o jornal. Temos tido uma repercussão muito boa e estão adorando a forma como temos passado a imagem do Flamengo", finalizou Irene Palma .