A Copa América deste ano, 46ª edição da competição em toda história, será realizada no Brasil pela quinta vez - o país recebeu o principal torneio entre seleções sul-americanas nos anos de 1919, 1922, 1949, 1989 e, agora, em 2019.
Leia também: "Quando a seleção encaixa com a torcida, não tem como segurar", diz Neymar
Com oito títulos da Copa América , a seleção brasileira vai em busca da nona conquista para se aproximar de Uruguai - maior vencedor com 15 títulos - e Argentina, que tem 14 conquistas).
E para ilustrar melhor a importância do torneio no continente, o iG Esporte, em parceria com a Getty Images , fez uma seleção de 11 imagens históricas que contam um pouco a essência da competição (confira mais abaixo).
"A Copa América é o torneio mais importante da América do Sul tamanha a questão da rivalidade entre os países e seleções. Seleções estas que são de altíssimo nível, algumas campeãs mundiais como Brasil, Argentina e Uruguai... além disso, será um torneio com grandes nomes, como Neymar, Messi, Cavani, Suárez, jogadores que são considerados, no cenário mundial, alguns dos melhores do mundo. Será quase como uma ‘mini-Copa’, uma Copa do Mundo do continente sul americano", disse Buda Mendes , fotógrfo oficial da Getty Images no evento.
"Pelo viés da fotografia, é notável, pelas imagens, uma evolução também do processo fotográfico até se tornar o que é hoje. Antes utilizava-se filmes, e demorava um tempo para produzir os conteúdos. Décadas atrás, era necessário um longo processo entre fotografar, revelar as imagens e disponibilizá-las aos jornalistas e demais clientes. Hoje fazemos o uso de um processo, que é o que utilizaremos na Copa América, que é o mesmo que nós empregamos na Copa do Mundo da Rússia em 2018", comentou.
E o fotógrafo explicou como é o processo dentro de campo. "Hoje, temos o fotógrafo em campo fotografando e, praticamente em tempo real, é possível acompanhar seu trabalho. Do tempo do disparo até o momento em que a foto está disponível, totaliza um processo de 120 segundos, é quase em tempo real", contou.
Leia também: Por segurança, Copa América veta presença de ‘barras bravas’ argentinos
"Estaremos trabalhando na Copa América com editores baseados na Argentina, que, enquanto eu estiver em campo, receberão as imagens de forma remota, as analisarão, farão uma edição mínima, colocarão a legenda e as processarão no site para os clientes terem o acesso o mais rápido possível. Resumindo, o mais interessante é perceber a evolução da técnica e tecnologia fotográfica ao longo dos anos para chegar ao que é hoje", finalizou Buda Mendes.
Você viu?
Confira abaixo 11 fotos marcantes da Copa América: