Tamanho do texto

Equipe alviverde terá seu jogo contra o Sampaio Corrêa transmitido pela TV fechada do Grupo Globo

Lance

Jogo do Palmeiras na Copa do Brasil passará no SporTV
Marco Galvão/Fotoarena/Agência O Globo
Jogo do Palmeiras na Copa do Brasil passará no SporTV

A estreia do Palmeiras na Copa do Brasil, às 19h15 desta quarta-feira, contra o Sampaio Corrêa, será uma rara transmissão de jogos do clube no SporTV. Por pura coincidência, ocorre exatamente no momento em que o acordo com a Rede Globo, que detém o canal a cabo, está bem próximo para a exibição de partidas da equipe no Campeonato Brasileiro.

Leia também:

A aparição do Palmeiras no canal, contudo, nada tem a ver com a arrastada negociação envolvendo o principal torneio do país. Em um contrato fechado paralelamente, a SporTV , assim como a Globo na TV aberta, tem direito a mostrar ao vivo os compromissos do clube não só na Copa do Brasil, como também na Libertadores.

Foi exatamente na competição continental o último jogo da equipe na emissora: 3 a 0 sobre o Junior Barranquilla, em 10 de abril.

As últimas sete partidas do Palmeiras foram exibidas por quatro emissoras diferentes, incluindo a própria Globo, na TV aberta, e até o Facebook, além de três desses na TNT , do grupo Turner , que detém também o Esporte Interativo, único que acertou com o clube para confrontos pelo Campeonato Brasileiro. Dois jogos não foram transmitidos ao vivo por nenhuma emissora (confira a lista abaixo).

O Palmeiras se aproxima de acordo com a Globo para o Brasileiro porque a emissora aceitou não reduzir o valor pago ao clube como "punição" por ter fechado com a Turner e o acerto deve sair se o grupo carioca topar uma garantia mínima de valores para transmissão no pay per view, como fez com Corinthians e Flamengo. Mas, mesmo que o acordo saia, o clube deve seguir fora do SporTV no principal torneio nacional, já que assinou com a Turner para exibição de partidas na TV fechada para as edições de 2019 a 2024.

O jogo desta quarta-feira será exibido pelo SporTV em todo o Brasil, menos no Maranhão local do duelo, onde só poderá ser visto na TV no pay per view. O mesmo ocorrerá no confronto de volta, no Allianz Parque, no dia 30: quem estiver em São Paulo, verá a partida apenas no estádio ou no pay per view. É uma forma de a Globo atrair palmeirenses que abriram mão de seus planos. A emissora e as operadoras têm perdido com o cancelamento de assinaturas do serviço, além das ações do Procon exigindo desconto nas mensalidades.

Leia também: Lenny se aposentou precocemente, mas voltou e "pagou pela língua"

O Palmeiras é o único dos 20 clubes da Série A que não tem acordo com a Globo em nenhuma plataforma - o Athletico-PR acertou a transmissão só para TV aberta. O Verdão já teve as partidas contra CSA e Atlético-MG sem exibição de imagens ao vivo em qualquer emissora. O impasse na transmissão acontece porque, dentro do que estabelece a Lei Pelé, o jogo só pode ser transmitido na televisão com a anuência dos dois clubes.

O Verdão acertou com a Turner, que transmite os jogos do time contra outras equipes parceiras do grupo (Santos, Inter, Athlético-PR, Fortaleza, Bahia e Ceará). Pelo acordo, o Verdão recebeu R$ 100 milhões - metade paga no fim do mandato de Paulo Nobre, e outra no início da gestão de Maurício Galiotte, em 2017. O jornalista Gian Oddi, da ESPN, informou que o contrato assegura ao clube R$ 34,5 milhões caso não haja acordo com a Globo.

Veja como foram as últimas transmissões de jogos do Palmeiras:

10/4 - Palmeiras 3 x 0 Junior Barranquilla - Globo e SporTV
25/4 - Melgar 0 x 4 Palmeiras - Facebook
28/4 - Palmeiras 4 x 0 Fortaleza - TNT
1/5 - CSA 1 x 1 Palmeiras - Sem transmissão ao vivo
4/5 - Palmeiras 1 x 0 Inter - TNT
8/5 - Palmeiras 1 x 0 San Lorenzo - Globo e Fox Sports
12/5 - Atlético-MG 0 x 2 Palmeiras - Sem transmissão ao vivo
18/5 - Palmeiras 4 x 0 Santos - TNT

    Leia tudo sobre: futebol