Enquanto o impasse entre Palmeiras e Globo não chega ao fim, o torcedor palmeirense vai tendo que se virar para acompanhar o clube do coração. Além de escutar os jogos pelo rádio, ou ir ao estádio, os torcedores ganharam uma outra opção: assistir as partidas através de transmissões "piratas" nas redes sociais.
Leia também: Palmeiras receberá quantia milionária se não fechar com a Globo na TV aberta
Através do YouTube, Facebook, Instagram ou Twitter, torcedores do Palmeiras presentes no estádio nos jogos contra o CSA e Atlético-MG, que não tiveram transmissão em nenhum canal de TV, fizeram transmissões ao vivo para que o resto da torcida pudesse acompanhar as partidas.
O que os palmeirenses não contavam era com a ação da Rede Globo , que conseguiu derrubar as lives por meio da reivindicação de direitos autorais . Alguns torcedores inclusive tiveram seus perfis excluídos em redes sociais.
"Resolvi fazer um ao vivo onde também filmei o jogo, o estádio e a torcida durante um tempo. Guardei o celular e quando peguei novamente, vi diversas mensagens me perguntando sobre o que tinha acontecido com o meu insta. Tentei logar e não consegui. Nisso, recebi um e-mail do instagram comunicando que minha conta havia sido desativada", relatou a palmeirense Giovanna Lunardelli.
Você viu?
Leia também: Segue o impasse! Voo atrasado impede possível acerto do Palmeiras com a TV Globo
"O e-mail dizia que eu havia sido denunciada pela Globo pela violação dos direitos de imagem e que deveria entrar em contato com a emissora através de um e-mail que foi disponibilizado. Se houvesse um acerto, eu teria minha conta de volta. Mas não obtive resposta mesmo depois de duas tentativas. Também tentei contato direto com o Instagram, mas não tive nenhum retorno", lamentou a torcedora.
As partidas contra CSA e Galo não puderam ser transmitidas porque, dentro do que estabelece a Lei Pelé
, é necessária a anuência dos dois clubes para isso. O Palmeiras acertou somente com o grupo Turner
, do Esporte Interativo
e do canal TNT
, que exibe os jogos, enquanto os adversários têm acordo com a Globo para ter compromissos exibidos na televisão aberta, fechada ou pay-per-view
. Ao denunciar a pirataria, a emissora carioca protegeu seus direitos com os alagoanos e mineiros.
Leia também: TV Globo "dá o troco" no Palmeiras e coloca jogos da Copa do Brasil no PPV
Por enquanto, as únicas partidas do Verdão pelo Brasileiro com transmissão garantidas são as que envolvem Athletico-PR, Bahia, Ceará, Fortaleza, Internacional e Santos, outros clubes que acertaram com a Turner.
O próximo jogo do Palmeiras que não terá transmissão televisiva será contra o Botafogo, no próximo sábado (25), pelo Campeonato Brasileiro .