Tamanho do texto

Emissora usa contrato com os clubes adversários para conseguir derrubar transmissões ao vivo feita pelos palmeirenses nas redes sociais

Torcida do Palmeiras
Divulgação
Torcida do Palmeiras sofre com as partidas sem transmissão na TV

Enquanto o impasse entre Palmeiras e Globo não chega ao fim, o torcedor palmeirense vai tendo que se virar para acompanhar o clube do coração. Além de escutar os jogos pelo rádio, ou ir ao estádio, os torcedores ganharam uma outra opção: assistir as partidas através de transmissões "piratas" nas redes sociais.

Leia também: Palmeiras receberá quantia milionária se não fechar com a Globo na TV aberta

Através do YouTube, Facebook, Instagram ou Twitter, torcedores do Palmeiras presentes no estádio nos jogos contra o CSA e Atlético-MG, que não tiveram transmissão em nenhum canal de TV, fizeram transmissões ao vivo para que o resto da torcida pudesse acompanhar as partidas.

O que os palmeirenses não contavam era com a ação da Rede Globo , que conseguiu derrubar as lives por meio da reivindicação de direitos autorais . Alguns torcedores inclusive tiveram seus perfis excluídos em redes sociais.

"Resolvi fazer um ao vivo onde também filmei o jogo, o estádio e a torcida durante um tempo. Guardei o celular e quando peguei novamente, vi diversas mensagens me perguntando sobre o que tinha acontecido com o meu insta. Tentei logar e não consegui. Nisso, recebi um e-mail do instagram comunicando que minha conta havia sido desativada", relatou a palmeirense Giovanna Lunardelli.

Leia também: Segue o impasse! Voo atrasado impede possível acerto do Palmeiras com a TV Globo

"O e-mail dizia que eu havia sido denunciada pela Globo pela violação dos direitos de imagem e que deveria entrar em contato com a emissora através de um e-mail que foi disponibilizado. Se houvesse um acerto, eu teria minha conta de volta. Mas não obtive resposta mesmo depois de duas tentativas. Também tentei contato direto com o Instagram, mas não tive nenhum retorno", lamentou a torcedora.

mensagem no youtube
Reprodução / YouTube
Globo derrubou transmissões nas redes sociais

As partidas contra CSA e Galo não puderam ser transmitidas porque, dentro do que estabelece a Lei Pelé , é necessária a anuência dos dois clubes para isso. O Palmeiras acertou somente com o grupo Turner , do Esporte Interativo e do canal TNT , que exibe os jogos, enquanto os adversários têm acordo com a Globo para ter compromissos exibidos na televisão aberta, fechada ou pay-per-view . Ao denunciar a pirataria, a emissora carioca protegeu seus direitos com os alagoanos e mineiros.

Leia também: TV Globo "dá o troco" no Palmeiras e coloca jogos da Copa do Brasil no PPV

Por enquanto, as únicas partidas do Verdão pelo Brasileiro com transmissão garantidas são as que envolvem Athletico-PR, Bahia, Ceará, Fortaleza, Internacional e Santos, outros clubes que acertaram com a Turner.

O próximo jogo do Palmeiras que não terá transmissão televisiva será contra o Botafogo, no próximo sábado (25), pelo Campeonato Brasileiro .