Tamanho do texto

Após uma sequência de trabalhos ruins e quase dois anos longe dos gramados, o treinador assume o Vasco com a missão de ressurgir no esporte

Luxemburgo em apresentação no Vasco
Reprodução / Vasco da Gama
Luxemburgo reinicia sua carreira no Vasco

Há quase dois anos longe do futebol, o técnico Vanderlei Luxemburgo assume o comando do Vasco com duas missões específicas: a primeira é ajudar o clube carioca a fazer uma boa campanha no Campeonato Brasileiro, a segunda é reconstruir sua imagem como um dos principais treinadores do país.

Leia também: Luxemburgo critica Neymar: "Está esquecendo que é jogador de futebol"

Luxemburgo é o técnico com mais jogos e vitórias no Brasileirão , com 330 resultados positivos em 712 partidas, além de ser o maior campeão da história, com cinco conquistas. O "pofexô" tem em seu currículo também a melhor campanha da história dos pontos corridos, com o Cruzeiro, em 2003.

Luxa é sem dúvidas um dos maiores treinadores da história do futebol brasileiro, mas após uma sequência de trabalhos ruins, viu sua carreira ir ladeira abaixo, enquanto sua fama como "ultrapassado" só crescia.

Para se ter noção, o último título de expressão conquistado por Luxemburgo foi em 2004, quando comandou Robinho e Diego na campanha do título brasileiro do Santos. Desde então, o treinador só levantou troféus em estaduais.

Leia também: Vanderlei Luxemburgo critica Eduardo Bolsonaro: "um ser humano não pensa assim"

Mesmo sem obter grandes resultados nos seus últimos trabalhos, Luxa sempre fez questão de mostrar confiança e autoestima, chegando a discutir algumas vezes com os críticos que o chamavam de ultrapassado .

"Como eu sou desatualizado , se a maioria das coisas que acontecem hoje no futebol eu iniciei como um cara de vanguarda?", disse o técnico em uma participação no "Bem, Amigos", do SporTV, em outubro de 2016.

Luxemburgo
Divulgação
O último trabalho de Vanderlei Luxemburgo foi no Sport

O último trabalho de Luxemburgo foi de maio a outubro de 2017, no Sport. Depois disso, ele até chegou a negociar com o Santos, por exemplo, mas não avançou. Clubes como Palmeiras e São Paulo, que optaram por treinadores experientes recentemente, renegaram o treinador.

No Vasco , Luxemburgo terá um dos maiores desafios de sua carreira. Com apenas um ponto em quatro rodadas e dez gols sofridos, o Cruz-maltino, que já foi rebaixado três vezes no Campeonato Brasileiro, tem seu pior início de campanha na era dos pontos corridos.

A estreia de Vanderlei Luxemburgo no comando do clube carioca acontece domingo (19), às 19h, contra o Avaí, no estádio São Januário.

    Leia tudo sobre: Futebol