IstoÉ

Depois do vice no Paulistão, o São Paulo aposta nos reforços Pato, Tchê Tchê e Vitor Bueno para brigar pelo Brasileirão
Reprodução
Depois do vice no Paulistão, o São Paulo aposta nos reforços Pato, Tchê Tchê e Vitor Bueno para brigar pelo Brasileirão

O atacante Alexandre Pato reestreia neste sábado (27) no São Paulo diante do Botafogo, no Morumbi, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Pato chega para dividir com Hernanes o posto de principal ídolo do clube, recuperar o poder ofensivo de um time que só fez um gol nos últimos quatro gols e ajudar a consolidar a recuperação da equipe no ano.

Leia também: O Brasileirão vem aí! Relembre todos os campeões da última década

Depois do vice-campeonato paulista, a diretoria aposta nos reforços – Tchê Tchê e Vitor Bueno também devem estrear esta tarde –, para brigar pelo título do Brasileirão . Ou, no mínimo, por vaga na Libertadores. Aposta alta que tem Pato como uma das justificativas. 

O técnico Cuca pede paciência com tamanha responsabilidade sobre o atacante de 29 anos, que passou as duas últimas temporadas no futebol chinês. Para prevenir lesões e respeitar a readaptação ao futebol brasileiro, Pato vai atuar entre 45 e 60 minutos. Ele não faz um jogo oficial há cinco meses. “A gente precisa de paciência. Ele está em readaptação após algum tempo no futebol chinês. Vamos aos poucos”, afirmou o treinador. 

Desde que foi contratado, no dia 27 de março, Pato passou por avaliações pela equipe de preparação física. Ele tem treinado bem, fez gols nas últimas atividades, mas dificilmente vai suportar 90 minutos, de acordo com avaliação dos preparadores físicos do clube. 

Pato está escalado como camisa 9, mas terá liberdade para “flutuar” dentro e fora da área. Em função da boa técnica, ele vai finalizar, mas também preparar jogadas. A expectativa de Cuca é que consiga se entrosar com Antony e Everton, seus parceiros no ataque, para envolver o adversário com velocidade. 

Cuca não quer o time lento para trocar passes no ataque. O atacante deverá exercer a função enquanto Pablo estiver se recuperando de cirurgia na região lombar – o prazo de recuperação é de seis a oito semanas. 

Leia também: Em votação, Rogério Ceni é eleito o melhor jogador que já atuou no Brasileirão

A expectativa da torcida, no entanto, deve estar alinhada à primeira passagem do atacante, quando ele alternou fracas atuações com desempenhos impressionantes. Em dois anos, foram 101 jogos e 38 gols. 

Foi sob comando de Juan Carlos Osorio que o atacante cresceu de rendimento. Ele deixou de atuar como centroavante (posição em que vai atuar hoje) para jogar aberto pela esquerda. Pato voltou a sonhar com uma convocação para a seleção brasileira, o que não aconteceu. 

Nas contas do técnico Cuca, uma boa atuação e a vitória são fundamentais em seu planejamento, principalmente por jogar em casa. Ele quer uma arrancada nas nove rodadas antes da parada para a Copa América para reequilibrar o elenco fisicamente. Com o Palmeiras, no título de 2016, ele conseguiu 19 pontos nas rodadas iniciais e assumiu a liderança do torneio. “É importante dar uma arrancada, começar bem até a parada”, diz o treinador.

Do time que jogou a final do Campeonato Paulista com o Corinthians, Cuca não vai poder contar com Pablo, Luan, Liziero e Rojas, todos entregues ao departamento médico, além de Gonzalo Carneiro, suspenso preventivamente por testar positivo em exame antidoping. Com os problemas no meio de campo, Hudson deve voltar a atuar como volante e Igor Vinícius assume a lateral-direita.

O post  São Paulo estreia no Brasileirão contra o Botafogo e com aposta alta em Pato apareceu primeiro em ISTOÉ Independente .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!