Fórmula 1 chega à marca de 1000 corridas
Reprodução
Fórmula 1 chega à marca de 1000 corridas

No próximo final de semana, a Fórmula 1 chegará à marca de 1000 Grande Prêmios disputados. O GP da China será a sede da milésima corrida da categoria, que está próxima de completar 70 anos. Em clima de comemoração, relembramos abaixo números e histórias que marcaram as mil corridas da Fórmula 1.

Leia também: Nasceu de novo! Pilota que sofreu acidente assustador sonha ser campeã da F1 

Primeira edição

A primeira edição da categoria foi disputada em 1950 e vencida pelo italiano Giuseppe Farina, que colocou seu nome na história como primeiro campeão da categoria. O vice-campeonato ficou com o argentino Juan Manuel Fangio, que se tornaria uma das lendas do esporte. Ao longo do campeonato, foram disputadas sete corridas. Dos países que sediaram as etapas, quatro pemanecem até hoje na Fórmula 1 . São eles: Grã-Bretanha, Mônaco, Itália e Bélgica.

Pilotos com mais títulos

Michael Schumacher é o maior campeão da Fórmula 1, com 7 títulos conquistados
Ferrari/Divulgação
Michael Schumacher é o maior campeão da Fórmula 1, com 7 títulos conquistados

Desde a primeira edição, a Fórmula 1 foi disputada 69 vezes. Ao longo desses campeonatos, 33 pilotos conseguiram comemorar um título. O alemão Michael Schumacher é o recordista de conquistas, com 7 campeonatos conquistados ao longo da carreira. Logo atrás dele, com 5 conquistas, estão Juan Manuel Fangio e Lewis Hamilton

O último piloto a conquistar de forma inédita foi o alemão Nico Rosberg, que venceu a edição de 2016 da categoria. Atual campeão e candidato ao título desta temporada, Hamilton tem totais condições de superar o recorde de Schumacher e assumir o topo do ranking de maiores vencedores da Fórmula 1.

Leia também: Raikkonen está próximo de se tornar piloto com mais corridas na F1 

Circuitos tradicionais

Apesar de sempre contar com etapas novas para a elaboração do calendário, a Fórmula 1 mantém os circuitos clássicos ativos. O autódromo que foi utilizado mais vezes para realização de Grandes Prêmios foi o de Monza (Itália), que recebeu 68 edições da corrida. Atrás dele, está o Circuito de Monte Carlo (Mônaco), que foi utilizado em 65 temporadas da categoria. As pistas de Silverstone (Grã-Bretanha), Spa-Francorchamps (Bélgica) e Nürburgring (Alemanha) também são muito tradicionais, tendo sido utilizadas em mais de 40 oportunidades.

Casos de família

Ao todo, 777 pilotos já largaram em corridas pela categoria. No meio de tantos pilotos, existem alguns casos de pilotos que pertencem à mesma família. Um dos casos mais conhecidos é o de Keke Rosberg e seu filho, Nico Rosberg. Ambos participaram de campeonatos da categorias e foram campeões: o pai em 1982 e o filho em 2016. 

Os irmãos Michael (centro) e Ralf (esquerda) Schumacher comemoram dobradinha no GP do Brasil de 2002
Getty Images
Os irmãos Michael (centro) e Ralf (esquerda) Schumacher comemoram dobradinha no GP do Brasil de 2002

Outros casos famosos são os dos irmãos Michael e Ralf Schumacher e do pai Gilles Villeneuve e de seu filho Jacques, campeão do mundial de 1997 . No atual grid da Fórmula 1, temos Max Verstappen, filho do piloto Jos Verstappen, que correu na categoria entre 1994 e 2003. 

Brasil na Fórmula 1

Ayrton Senna é considerado um dos melhores pilotos da história da categoria
Divulgação
Ayrton Senna é considerado um dos melhores pilotos da história da categoria

Apesar da população não valorizar adequadamente,  o Brasil é um dos países mais tradicionais da Fórmula 1. Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi já foram campeões da categoria enquanto que Felipe Massa, Rubens Barrichello e José Carlos Pace já venceram alguma corrida. Ao todo,  o Brasil já venceu 101 GP's da categoria.

Leia também: Ayrton Senna ouviu proposta para defender a Ferrari quatro dias antes de morrer 

O autódromo de Interlagos também é muito tradicional. Ao todo, já foram disputados 33 Grande Prêmios no circuito paulistano. Além disso, o autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, também possui prestígio, já que sediou, entre 1978 e 1989 o GP do Brasil de Fórmula 1 (exceto em 1979, quando foi realizado em Interlagos.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!