Tamanho do texto

Chamada de "Puro Fenômeno", chuteira homenageia o ex-jogador Ronaldo e também Neymar

Nova chuteira do atacante Neymar
Nike/Divulgação
Nova chuteira do atacante Neymar

A primeira chuteira Mercurial da empresa Nike foi lançada há quase vinte anos, surgindo nos pés de Ronaldo, que ficou conhecido posteriormente como "Fenômeno" pelo que fazia dentro das quatro linhas - o modelo era diferente de qualquer outra lançada até então.

Leia também: É possível caminhar sobre as águas? Meninas do nado sincronizado mostram que sim

"Participei do desenvolvimento da Mercurial desde o início. Num dado momento era como se a chuteira tivesse se tornado parte dos meus pés. O processo foi incrível, e os resultados foram espetaculares. Demos uma guinada no mundo do futebol e escrevemos um novo capítulo na história das chuteiras", relembrou o ex-jogador.

Chuteira usada por Ronaldo há 20 anos
Nike/Divulgação
Chuteira usada por Ronaldo há 20 anos

O surgimento da Mercurial causou uma forte impressão no jovem Neymar, que na época morava em Santos. "Todo mundo queria aquela, e eu também", comentou o astro do PSG.

Assim como Ronaldo em 1998, em sua estreia na seleção brasileira, aos 18 anos, Neymar também entrou em campo usando uma Mercurial nos pés, a Superfly II. "Marquei meu primeiro gol pelo Brasil usando aquela chuteira. Por isso, ela sempre será especial para mim", completou o atleta.

Leia também: Guerrero tem suspensão por doping reduzida e poderá defender o Peru na Copa 2018

Celebrando essa conexão com a Mercurial que os dois craques do Brasil carregam ao longo de suas carreiras no futebol,  a nova Mercurial Puro Fenômeno da Nike traz influências estéticas tanto da Superfly II de Neymar, quanto da primeira edição da Mercurial usada pro Ronaldo em 98.

Nova chuteira do atacante Neymar
Nike/Divulgação
Nova chuteira do atacante Neymar

A lateral do calçado exibe a inesquecível combinação de cinza cromado e azul, que marcou o cabedal da Mercurial de 1998. As listras que demonstram a velocidade da versão moderna da Mercurial foram alteradas para representar as linhas onduladas do desenho original. A ponta preta das travas também é uma referência da edição de 20 anos atrás.

Na parte intermediária é possível ver o ousado grafismo da Mercurial Superfly II usada por Neymar, no momento de sua ascensão à elite do futebol internacional. As palavras "Ousadia" e "Alegria" estão estampadas também na parte intermediária, traduzindo o estilo arrojado e brincalhão que faz a fama do craque da seleção e do PSG em todo o mundo. O logotipo pessoal do jogador está gravado no calcanhar.

Nova chuteira do atacante Neymar
Nike/Divulgação
Nova chuteira do atacante Neymar

"Temos uma conexão"

Ronaldo se disse feliz ao ver o artilheiro imprimir sua marca pessoal à família Mercurial. "A parceria entre Neymar e a Mercurial é perfeita", disse um dos maiores ídolos do futebol brasileiro. "Neymar tem um estilo muito particular: é rápido, muda de direção de forma súbita e surpreendente. Quando entra em campo, um atleta precisa de uma chuteira que o ajude a jogar, que não seja apenas um calçado – e sim uma parte do seu corpo, capaz de obedecer aos nossos comandos. E é isso que a Mercurial faz".

Leia também: Conmebol homenageia Pelé e Maradona com estátuas em tamanho real

Nova chuteira do atacante Neymar
Nike/Divulgação
Nova chuteira do atacante Neymar

Ronaldo ainda afirmou que gosta muito de ver Neymar jogando. "Temos uma conexão. Ele é um jovem sensacional, extremamente equilibrado e focado, já com uma grande história no futebol", disse o ex-camisa 9. “O mais importante é preservar a alegria dentro de campo; assim, vendo Neymar jogar, ficamos todos mais felizes".

O respeito é recíproco. Falando sobre Ronaldo, Neymar declarou: "Ele é um dos meus ídolos, um dos maiores e mais icônicos jogadores da história. É uma grande alegria e uma imensa honra ter jogado com ele na seleção", finalizou o astro do PSG, que usará a nova chuteira em 2018.

    Leia tudo sobre: Futebol