No último final de semana, os jogadores do Flamengo, Felipe Vizeu e Rhodolfo, proporcionaram uma das cenas mais polêmicas do futebol brasileiro nos últimos tempos. O atacante marcou o terceiro gol da vitória sobre o Corinthians e virou para o zagueiro e companheiro de equipe para fazer um gesto obsceno com a mão. Antes, eles haviam discutido por conta do posicionamento em campo e Rhodolfo chegou a dizer que iria "quebrar" Vizeu.
Leia também: Saiba quem são os 10 jogadores de futebol mais rápidos do mundo
Após a partida, ambos disseram que tudo tinha se resolvido e que não passou de uma discussão de jogo. Com esse gancho fresco na memória, resolvemos relembrar alguns dos jogadores mais polêmicos e encrenqueiros do futebol. Você acha que faltou algum? Comente ao final da matéria.
Marco Materazzi
O ex-jogador italiano era um dos mais maldosos do futebol e, por isso, acumulou polêmicas na carreira. Além das sapatadas em jogadores adversários, ele foi o responsável pela icônica cena na final da Copa de 2006, ao ofender a irmã de Zidane e ser atingido por uma cabeçada. Além disso, por conta do que fazia em campo, ele foi eleito por uma revista francesa o jogador mais odiado do país.
Paolo Di Canio
Italiano, Di Canio começou a carreira na Lazio, as onde fez mais sucesso foi no West Ham, da Inglaterra. Suas polêmicas se dão porque ele era favorável ao ditador fascista italiano Benito Mussolini e chegou a tatuar algo para homenagear o ditador. Além disso, em um clássico entre Lazio e Roma, fez saudação nazista à torcida rival e provocou indignação na Itália.
Cantona
Um dos principais responsáveis pelo renascimento do Manchester United nos anos 1990, onde é ídolo, o francês Cantona ficou conhecido também por ter 'alguns parafusos a menos'. Entre várias polêmicas, a mais famosa foi em 1995, quando ele foi até a arquibancada e deu uma voadora em um torcedor. Por conta disso, ficou nove meses suspenso e prestou 120 horas de serviço comunitário.
Valdivia
O chileno Valdivia, considerado 'Mago' pelos palmeirenses, se envolveu em muitas polêmicas. A primeira foi ainda em 2007, quando ele foi acusado de assédio por uma funcionária de um hotel. Em campo, ele já esfregou as mãos nos olhos como se estivesse chorando após vencer um rival, já provocou o ídolo são-paulino Rogério Ceni e também já trocou soco com Bruno, do próprio time, em um treino. Outra polêmica de Jorge foi quando ele chegou bêbado na concentração do Chile e foi afastado.
Edmundo
O "Animal" se destacou em campo, principalmente, no Palmeiras e no Vasco, mas é mais um que chamou a atenção também pelo que fez fora dele. Foram muitas expulsões, discussões históricas e dancinhas provocativas. Em 1998, ele deixou a Fiorentina, onde jogava, para desfilar no Salgueiro, no ano seguinte, passou uma noite na cadeia após ser condenado por homicídio culposo e em outro momento deu cerveja a um chipanzé. De acordo com o jornal inglês Daily Mail , ele é o atleta mais controverso do Brasil.
Joey Barton
O volante britânico de 35 anos começou a carreira no Manchester City, mas nunca engrenou. Ele ficou mais famoso por conta das confusões em que se envolveu e, por uma série de brigas, passou seis meses preso. Fora isso, Barton já provocou Neymar no Twitter e o brasileiro respondeu que desconhecia o colega de profissão. Em uma tréplica, Joey afirmou que se apresentará a ele quando "deixar o seu santuário na liga amazônica da selva", numa referência diminuta ao Campeonato Brasileiro, já que o hoje jogador do PSG ainda estava no Santos.
Leia também: Veja simulações de grupos difíceis e fáceis que o Brasil pode cair na Copa
Maradona
O astro argentino conseguiu conquistar uma Copa do Mundo pelo seu país e é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, mas também é encrenqueiro. O destaque maior fica para as duas suspensões por uso de cocaína e efedrina e para uma prisão em 1998 por disparar tiros contra jornalistas que rondavam sua residência. Recentemente, Maradona foi acusado de assédio sexual por uma jornalista após a final da Copa das Confederações. Apesar disso, o ex-camisa 10 é presença certa em eventos de grande porte do mundo do futebol.
Suárez
Luis Suárez é mais um que aparece nesta lista. Em 2014, ainda sob os resquícios da mordida que ele deu no zagueiro Chiellini, durante duelo entre Uruguai e Itália, pela Copa, o jornal Daily Mail o elegeu o jogador mais encrenqueiro de todos os tempos. Entre as polêmicas, estão três mordidas em adversários e uma acusação de racismo feita por Patrick Evra, em 2012.
Leia também: Torcedor do Flamengo perde dente durante comemoração de gol no Maracanã; assista
Felipe Melo
Hoje no Palmeiras, o volante já proporcionou diversas polêmicas e fecha essa lista de jogadores encrenqueiros. Ficou marcado por ser expulso nas quartas de final da Copa de 2010 entre Brasil e Holanda e por acontecimentos no futebol europeu. Recentemente, já na equipe paulista, saiu na mão com jogadores do Peñarol, e foi suspenso pela Conmebol. Depois, foi afastado pelo técnico Cuca. Além disso, ele também declarou apoio a Jair Bolsonaro na corrida presidencial de 2018, candidato conservador de extrema-direita.