Previsto para ser utilizado nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro de 2017, o recurso de árbitro de vídeo será antecipado por ordem do presidente da CBF , Marco Polo Del Nero, e deve ser utilizado já na próxima rodada. A mudança se deu por conta dos seguidos erros de arbitragens nas últimas rodadas, incluindo o gol irregular de Jô, no último domingo.
Leia também: Conmebol utilizará árbitro de vídeo na Libertadores a partir das semifinais
A CBF estava postergando a implantação do sistema de árbitro de vídeo por economia, mas o gol de braço do atacante corintiano foi decisivo para a mudança ordenada por Del Nero. O mandatário convocou o presidente da Comissão de Arbitragem, Marcos Marinho, e pediu o uso do sistema AV imediatamente.
É possível que o recurso seja implementado já na próxima rodada, como afirmou Marinho ao site GloboEsporte.com , mas caso não haja tempo suficiente para que o sistema esteja pronto, o uso será o quanto antes, como informou a entidade em nota.
Leia também: Polêmico Corinthians x Vasco foi equilibrado nos 90 minutos; 365Scores explica
“A decisão foi comunicada pelo presidente a nós, e vamos implementar na rodada do final de semana”, afirmou o chefe da Comissão de Arbitragem. "Não importa quanto vai custar. Vamos implementar", acrescentou.
Vale ressaltar que o sistema já foi testado nas finais do Campeonato Pernambucano deste ano, quando toda a cúpula da arbitragem foi para o Estado para realizar a experiência. A entidade confia nos treinamentos realizados com árbitros pela Conmebol, que utilizará o sistema a partir das semifinais da Copa Libertadores deste ano.
Leia também: Internacional é condenado por assédio de jogadores a ex-funcionária
Leia a nota oficial da CBF sobre o caso
"A Comissão de Arbitragem da CBF projetava o uso do Árbitro de Vídeo (AV) nas rodadas finais do Brasileirão 2017. Ao longo deste ano, representantes da entidade e árbitros brasileiros participaram de treinamentos teóricos e práticos sobre o tema, incluindo a capacitação que vem sendo realizada desde a semana passada na sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai.
Entretanto, em função da incidência de erros recentes que poderiam ser evitados com a utilização da tecnologia, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, reuniu a equipe, nesta segunda-feira (18), e determinou que o Árbitro de Vídeo seja aplicado o quanto antes nas partidas do Brasileirão – Série A.
O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Marcos Marinho, está trabalhando para acertar os detalhes e viabilizar o AV (árbitro de vídeo) o mais rápido possível."