A Confederação Sul-Americana de Futebol ( Conmebol ) anunciou nesta quarta-feira que o sistema de tecnologia do árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês) será utilizado na Copa Libertadores a partir da fase semifinal já nesta temporada. A empresa responsável será a Prom TV, que pertence ao grupo Mediapro.

Leia também: Rincón revela detalhes da sua relação com traficantes no futebol colombiano

A Prom TV foi a vencedora da licitação aberta pela entidade sul-americana para a utilização do árbitro de vídeo no dia 21 de julho, que tinha outros quatro concorrentes: Chile Films SpA, a Hawk-Eye Innovations Limited, a Prime Telecom Ltda. (pertencente a Broadcast Solutions) e a Rufina S.A. (Sun Colosseo).

A Conmebol utilizará o sistema de árbitro de vídeo a partir das semifinais da Libertadores 2017
Reprodução
A Conmebol utilizará o sistema de árbitro de vídeo a partir das semifinais da Libertadores 2017

Foi assinado um contrato de cinco anos com a empresa e a tecnologia será usada em seis jogos desta edição, ou seja, em quatro jogos das semifinais e nos dois jogos da decisão do torneio continental. O grupo Mediapro já tem experiência com o sistema, pois é o responsável pelo funcionamento no Campeonato Português.

Leia também: Neymar ironiza rival com beijinho, aponta placar e se nega a cumprimentá-lo

"Seguimos avançando no teste e implementação gradual da tecnologia de vídeo para respaldar a arbitragem. Esta será a primeira vez que a tecnologia VAR será implementada na Copa Libertadores para facilitar a tomada correta de decisões, reduizar os erros e promover um jogo limpo", afirmou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.

O árbitro de vídeo já tem sido utilizado em muitos campeonatos nacionais na Europa. O primeiro grande teste em uma grande competição aconteceu no Mundial de Clubes da Fifa do ano passado, com decisões controversas. Foi utilizado também na Copa das Confederações deste ano e nas finais do Campeonato Pernambucano também deste ano, com algumas polêmicas.

Leia também: Tevez é afastado em seu clube na China: "Não pode jogar porque está gordo"

Quartas de final

Oito times seguem vivos na Copa Libertadores e podem ser os primeiros a participar efetivamente dos testes com árbitro de vídeo. Nesta quarta-feira, inclusive, inicia-se a fase quartas de final, com três jogos: San Lorenzo x Lanús; Barcelona de Guayaquil x Santos; Botafogo x Grêmio. Na quinta, a partida entre Jorge Wilstermann x River Plate, fechará a primeira parte desta chave da competição.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!