A torcida do Palmeiras não poderá acompanhar o time nos próximos sete jogos que acontecer fora de casa na Série A do Campeonato Brasileiro . Além disso, as organizadas não poderão expor adereços, como bandeiras, nas sete próximas partidas da equipe no Allianz Parque, na capital paulista. A decisão foi do STJD nesta sexta-feira.

Leia também: Tia do lateral Daniel Alves é encontrada morta em rio na Bahia; primo é assassinado

A punição ao Palmeiras foi aplicada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva devido às brigas entre torcedores palmeirenses e do Sport Recife, próximo à Arena Pernambuco, na noite de 23 de julho, vencida pelo Palmeiras por 2x0. No julgamento, o Sport foi absolvido, pois o tribunal considerou os torcedores palmeirenses como únicos culpados pelos incidentes, que resultaram na prisão de 54 pessoas.

Torcida do Palmeiras foi proibida de apoiar o time em jogos fora do Allianz Parque
Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
Torcida do Palmeiras foi proibida de apoiar o time em jogos fora do Allianz Parque

A justificativa do tribunal desagradou aos palmeirenses, isso porque, segundo Rodrigo Raposo, presidente da 5ª comissão disciplinar do STJF, as imediações das arenas feitas para a Copa do Mundo, podem ser consideradas praças de desporto.

"O voto do relator foi brilhante neste aspecto. Porque com as arenas de Copa do Mundo, o aspecto de praça de desporto é amplo. São arenas que integram as áreas do estádio e a gente viu nas imagens que a torcida organizada do Palmeiras se utilizou de grades do estádio. O próprio policial colocou isso no discurso. A partir do momento que a torcida se utiliza de utensílios do estádio... E a briga foi propriamente ali, na bilheteria, na alça de acesso, no portão. Aquilo é praça de desporto. Não tem como argumentar que foi fora do estádio. Isso é simples e causa distorção", disse.

Leia também: Barcelona fará camisa especial para homenagear vítimas de atentado

Raposo também justificou o fato do Sport ter sido absolvido, apesar de ser o mandante na ocasião. "O Sport fez tudo o que estava ao seu alcance para evitar desordem na praça de desporto. Esse jogo teve plano, organização prévia, solicitação de policiamento ao Estado. Tudo o que estava ao alcance do Sport, no entendimento da comissão, foi realizado. Ficou claro que a torcida do Palmeiras, a organizada e não os verdadeiros torcedores, são os únicos culpados", acrescentou.

O clube paulista já havia sido punido pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) por incidentes semelhantes na Copa Libertadores deste ano em partida contra o Peñarol, no Uruguai. Na competição sul-americana, a pena foi de seis jogos como visitante sem a presença de sua torcida, mas o clube recorreu e conseguiu reduzir a punição para três jogos.

Outras punições

O STJD também suspendeu por nove jogos os atacantes Zé Carlos, do CRB de Alagoas, e Bill, do América Mineiro, que brigaram no campo durante um jogo pela série B, vencido pelo CRB por 2x1, na noite de 4 de agosto, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Bill, de 33 anos, e Zé Carlos, de 34, já jogaram em vários times da Série A e já cumpriram um jogo dos nove da punição, mas os clubes ainda podem recorrer da punição.

Em outra decisão, o STJD suspendeu o zagueiro Rodrigo, da Ponte Preta (ex-Vasco), por um jogo, pelos empurrões que deu no técnico vascaíno Milton Mendes, após o empate de 0x0 entre Ponte e Vasco, pela Série A, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. O tribunal desclassificou a denúncia contra o jogador de agressão para atitude contrária à disciplina e à ética. Com a punição, Rodrigo não poderá jogar contra o Botafogo neste domingo (20) pelo campeonato brasileiro.

Próximos jogos

A 21ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro começa neste sábado, com Corinthians x Vitória e Flamengo x Atlético GO. O Corinthians defende a liderança, com 47 pontos, e o Vitória está na zona de rebaixamento, em 19º, com 19 pontos. Já o Flamengo está em 7º, com 29 pontos, e o Atlético GO é o 20 e último colocado, com 15 pontos.

Leia também: Manchester United goleia Swansea na abertura da segunda rodada do Inglês

No domingo, serão realizados os seguintes jogos: Grêmio x Atlético PR; Ponte Preta x Botafogo; Avaí x São Paulo; Cruzeiro x Sport; Bahia x Vasco e Coritiba x Santos. Na segunda-feira (21), a rodada será encerrada com o jogo Fluminense x Atlético MG. O Palmeiras é o 4º colocado, com 33 pontos, e joga em casa, no domingo, contra a Chapecoense (17º), com 19 e primeiro clube na zona de rebaixamento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!