Tamanho do texto

Árbitro de partida em Buenos Aires usou seus conhecimentos de primeiros socorros para ajudar jogador que sofria convulsão após disputa de bola

Isaías Olariga teve convulsão durante partida e foi salvo pelo juiz Yael Falcón Pérez
Reprodução
Isaías Olariga teve convulsão durante partida e foi salvo pelo juiz Yael Falcón Pérez

O juiz Yael Falcón Perez foi o grande herói durante partida entre o San Miguel e Defensores Unidos de Zaráte, na Argentina. No último sábado (22), no duelo da Primeira C metropolitana nacional, equivalente à quarta divisão, um jogador sofreu convulsão dentro de campo e foi o árbitro quem salvou a vida de Isaías Olariga.

LEIA TAMBÉM: Jogador quebra o pé ao marcar gol e fica 6 meses fora dos gramados; veja o vídeo

O ocorrido aconteceu aos 12 minutos do primeiro tempo. Após uma disputa de bola contra o adversário Javier Velázquez, o jogador do San Miguel caiu no chão e teve uma convulsão. Ao perceber o que estava acontecendo, o juiz que também atua como salva-vidas, utilizou seus conhecimentos de primeiros socorros e ajudou o atleta.

“Quando se está virado para cima, a principal causa de morte é o sufocamento pela língua. O que eu fiz, foi colocado em uma posição de segurança e a língua na lateral para permitir a respiração”, disse o árbitro em entrevista ao jornal "Clarin". "A apreensão acontece sim, é um processo, mas em seguida, termina. Uma vez que chegaram os médicos, fiquei de lado e eles dominaram a situação", completou.

LEIA TAMBÉM: Ex-jogador relata momentos de pânico durante terremoto na Turquia

Rapidamente, uma ambulância encaminhou Isaías Olariga para um hospital próximo ao estádio do Arsenal, periferia de Buenos Aires, onde acontecia o jogo. De acordo com informaçõs dos médicos responsáveis, o atleta sofreu um hematoma intracerebral e afundamento do crânio e deverá passar por uma cirurgia.

Mãe de Isaías Olariga e o juiz Yael Falcón Perez
Reprodução
Mãe de Isaías Olariga e o juiz Yael Falcón Perez

"O San Miguel Atlético Clube informa que o jogador Isaías Olariga se encontra no hospital Argerich e será encaminhado para a clínica Finochietto para cirurgia. O jogador se encontra consciente e está acompanhado de sua família, diretores do time, dirigentes e do árbitro Yael Falcón Perez ", divulgou o clube argentino em nota oficial.

LEIA TAMBÉM: País africano acaba com a sua seleção de futebol por conta dos resultados ruins

Gesto de honra

Como se não bastasse ter salvado a vida do jogador do San Miguel , o juiz surpreendeu mais uma vez. Uma foto tirada no hospital Argetich registrou o momento no qual Yael Falcón Perez aparece ao lado da mãe de Isaías, à espera de notícias sobre o atleta. A imagem circulou na internet, tornou-se viral e o árbitro foi elogiado mais uma vez por sua atitude.

    Leia tudo sobre: futebol