Final da Liga dos Campeões será em Cardiff, a capital do País de Gales, no dia 3 de junho
Divulgação
Final da Liga dos Campeões será em Cardiff, a capital do País de Gales, no dia 3 de junho

Os confrontos das semifinais da Liga dos Campeões  estão definidos. Em sorteio realizado nesta sexta-feira (21) pela Uefa – autoridade máxima do futebol europeu –, mais uma vez os rivais da capital espanhola Real Madrid e Atlético de Madrid ficaram frente a frente, e vão protagonizar uma reedição da última decisão da Liga (vencida, nos pênaltis, pelo Real). A outra vaga para a grande final do principal torneio de clubes da Europa será disputada entre a Juventus e o Mônaco.

Os jogos que vão definir os finalistas da Liga dos Campeões serão realizados já a partir da semana que vem: na terça-feira (2), o Real recebe o Atléti no estádio Santiago Bernabéu; já a Juventus visita o Mônaco na quarta-feira (3), na França. As partidas de volta ocorrem na semana seguinte, com o jogo entre Juve e Mônaco na terça-feira (9), na Itália, e o clássico de Madrid no dia seguinte (10), no Vicente Calderón.

A grande final da Liga será disputada no dia 3 de junho no Estádio Nacional de Gales, em Cardiff. Por sorteio, a Uefa definiu também nesta sexta-feira que o vencedor do confronto entre Juventus e Mônaco será considerado o clube mandante na decisão.

Leia também: Messi e Cristiano Ronaldo se beijam em grafite de rua espanhola

Quatro vezes Real x Atlético

Quis a sorte que o clássico da capital espanhola se repetisse pela quarta vez seguida no principal torneio de clubes do velho continente. E apesar de nos três encontros anteriores a equipe de Cristiano Ronaldo, Bale e Benzema ter saído vitoriosa, o retrospecto positivo não indica que os confrontos com o rival Atlético de Madrid tenham sido fáceis.

O primeiro da série de encontros entre os rivais na Liga foi justamente o mais eletrizante. Na temporada 2013-2014, Real e Atléti protagonizaram uma final histórica no Estádio da Luz, em Lisboa. A equipe treinada por Diego Simeone – e que ainda contava com Diego Costa no comando de ataque – vencia a partida por 1 a 0 até os 48 minutos do segundo tempo (ou 90 + 3, como os madridistas gostam de relembrar). Foi a essa altura do jogo que o zagueiro Sergio Ramos subiu mais que toda a zaga do Atléti em um escanteio e conseguiu bater o goleiro Cortuois para empatar o jogo. Nos acréscimos, o Real deslanchou a fazer gols e acabou campeão com vitória de 4 a 1.

No ano seguinte, os rivais se encontraram nas quartas de final da Liga e fizeram dois jogos tensos. No primeiro, disputado no Vicente Calderón, as duas equipes ficaram no 0 a 0. O mesmo placar ia se repetindo na segunda partida até que, aos 43 minutos do segundo tempo, o mexinano Javier Hernández, o Chicharito, marcou o gol da classificação do Real.

Real e Atlético disputaram na temporada passada o título da Liga dos Campeões no estádio San Siro, em Milão. Após empate em 1 a 1 no tempo normal (com direito a pênalti perdido pelo francês Antoine Griezmann, do Atlético), o grande campeão foi decidido na marca da cal. Após o veterano lateral Juanfrán parar na trave, coube a Cristiano Ronaldo fazer o gol que resultou no 11º título da Champions da história do Real Madrid – o maior vencedor do torneio.

Leia também: Copa do Brasil terá Palmeiras x Inter e Grêmio x Flu nas oitavas; veja os jogos

Três vezes Juventus x Mônaco

A outra semifinal da Liga também não é um confronto inédito na história do torneio. No encontro mais recente entre os clubes, na edição 2014-2015 do torneio, a Juventus eliminou o time francês nas quartas de final, com vitória por 1 a 0 no primeiro jogo e empate sem gols na partida de volta.

Italianos e franceses também já mediram forças em uma semifinal, na edição 1997-1998 da competição continental. A Juventus bateu o Mônaco por 4 a 1 na primeira partida e garantiu a ida à decisão com nova vitória. desta vez por 3 a 2, jogando na França.

Curiosamente, a equipe de Turim posteriormente acabou perdendo o título da Liga dos Campeões para o Real Madrid, confronto que pode se repetir na atual edição do torneio.

Liga Europa

Além do sorteio das semifinais da Liga dos Campeões, a Uefa também definiu nesta sexta-feira os confrontos da Liga Europa, o segundo torneio mais importante do continente. O Manchester United vai enfrentar o Celta de Vigo, da Espanha, enquanto os holandeses do Ajax mediram forças com o Lyon, da França.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!