Sorteio definiu os oito confrontos das oitavas da Copa do Brasil
Fernando Alves / CBF
Sorteio definiu os oito confrontos das oitavas da Copa do Brasil

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) sorteou nesta quinta-feira os oito duelos das oitavas de final da Copa do Brasil, que agora conta com os oito times que disputam a Libertadores - eles entraram no pote A. Além dessas equipes, outros três clubes entram direto nesta fase: o último campeão da Copa do Nordeste (Santa Cruz), o atual campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B do Brasileirão do ano passado (Atlético-GO), todos no pote B, ao lado dos cinco classificados da quarta fase.

Leia também: Goleiros do Brasileirão vão debater a ingrata posição em workshop

As datas separadas para as oitavas da Copa do Brasil são essas: 26/04, 03/05, 10/05 ou 17/05 (jogos de ida); 10/05, 17/05, 24/05 ou 31/05 (jogos de volta). Os dois jogos da grande final acontecem em feriados nacionais, duas quintas-feiras: 07/09 (ida) e 12/10 (volta). 

Confira abaixo os duelos:

Santa Cruz* x Atlético-PR 

Grêmio* x Fluminense

Flamengo* x Atlético-GO

Palmeiras* x Internacional

Botafogo-RJ* x Sport

Santos* x Paysandu

Cruzeiro* x Chapecoense

Paraná-PR* x Atlético-MG

*Os times que fazem a primeira partida em casa. 

Leia também: CBF faz cortes e deixa de pagar passagens para mulheres de cartolas

História da competição

A competição existe desde 1989 e até agora não deixou de ter uma edição em qualquer ano. Com sistema de mata-mata desde o começo, o torneio de 2017 contou com 91 times, sendo a maior da história. Exatamente por isso, é considerada a competição mais democrática do País. Clubes de seis estados diferentes já a venceram.

A taça que será entregue ao campeão da Copa do Brasil no dia 12 de outubro
LUCAS FIGUEIREDO/CBF
A taça que será entregue ao campeão da Copa do Brasil no dia 12 de outubro

Leia também: Invicta, Juventus tem defesa forte e ataque matador na Liga dos Campeões

O maior campeão da Copa do Brasil é o Grêmio, com cinco títulos. Depois aparece o Cruzeiro com quatro, seguido por Corinthians e Palmeiras, ambos com três. Já Fluminense, Vasco da Gama, Santos, Atlético Mineiro, Internacional, Sport, Criciúma, Juventude, Paulista e Santo André somam uma conquista cada. Entre os clubes considerados grandes do Brasil, apenas São Paulo e Botafogo nunca conquistaram, mas já foram vice-campeões.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!