Cristiano Ronaldo, natural da Ilha da Madeira
Divulgação
Cristiano Ronaldo, natural da Ilha da Madeira

O aeroporto internacional da Ilha da Madeira vai receber o nome de Cristiano Ronaldo. O jogador será homenageado em sua terra natal e vai dar nome ao único aeroporto do local, considerado inclusive, como um dos mais perigosos do mundo. Nascido na região autônoma de Portugal, o camisa 7 do Real Madrid iniciou sua carreira no futebol pela categoria de base do Andorinha de Santo António.

LEIA TAMBÉM: Pilota do jatinho de Cristiano Ronaldo é torcedora do... Barcelona! Veja fotos

A inauguração acontecerá na capital Funchal em 29 de março e contará com a presença do craque para a cerimônia. No entanto, a nomeação de "Aeroporto Cristiano Ronaldo " gerou polêmicas e inclusive uma petição contra a alteração do nome. Moradores da ilha juntaram cerca de 2.500 assinaturas rejeitando a nova decisão.

"É uma falta de educação e uma estupidez colocar isso em questão", disse Miguel Albuquerque, presidente do governo regional da Madeira, ao jornal português "A Bola". "É uma homenagem a uma grande honra madeirense, um grande atleta e capitão da seleção. Um grande português."

LEA TAMBÉM: "Quando acordei estava com três belas loiras", diz Cristiano Ronaldo

O Ministério do Planeamento e das Infra-estruturas de Portugal ainda levantou dúvidas sobre a homenagem e pediu um parecer à empresa responsável pela autoridade dos aeroportos do país. No entanto, a organização não solicitou alterações no nome, já que a concessão do aeroporto resume-se em questões de infra-estrutura.

"Era só o que me faltava. Pagamos pelo aeroporto, ele é propriedade da Região Autônoma da Madeira. Vou pedir autorização de trocar o nome a quem? Desconhecemos oficialmente a polêmica, que consideramos pouco elegante", afirmou Albuquerque. "A homenagem será realizada em 29 de março, um dia depois do jogo da seleção. Uma feliz coincidência".

A seleção de Portugal enfrentará a Suécia, no Estádio dos Barreiros, no Funchal, pela qualificação para o Mundial de 2018. Os portugueses não jogam na Madeira há mais de 15 anos e esta será a primeira partida de Cristiano Ronaldo em sua terra natal.

LEIA TAMBÉM: Cristiano Ronaldo recusa a China, que ofereceu R$ 1 bilhão para ter o jogador

Perigo

Inaugurado em 1964, o aeroporto da Madeira é considerado um dos mais perigosos do mundo. Sua pista é cercada de oceano de um lado e montanhas do outro, no entanto, dificulta decolagens e aterrissagens por conta da alto índice de ventos.

Após um acidente que vitimou 133 pessoas em 1977, o aeroporto passou por algumas mudanças e reformas. Atualmente são 2,8 mil metros de pista, construída sobre o oceano em 180 colunas de 70 metros de altura.

Em 2004, o "Aeroporto Cristiano Ronaldo" recebeu o Prêmio Mundial de Engenharia e Estruturas, sendo escolhido como uma das 100 obras de engenharia civil do século 20. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!