Vai começar a MLS (Major League Soccer), principal torneio de futebol profissional dos Estados Unidos que conta com algumas estrelas do futebol, como Kaká, por exemplo. Por falar no ex-são-paulino, ele é um dos 13 brasileiros que estarão em ação na competição que se inicia neste mês de março e acaba em dezembro - a temporada regular, antes do mata-mata, termina em outubro.
Leia também: Saiba quais são os 24 brasileiros do Campeonato Chinês de 2017
A MLS deste ano será disputada por 22 equipes, sendo que elas estão divididas em duas conferências, a leste e a oeste, com 11 em cada uma. Nesta temporada, dois clubes farão suas estreias: Atlanta United e Minnesota United. Este último conta em seu elenco com o brasileiro Ibson, ex-Flamengo, Corinthians e Sport.
No total, são 10 times que possuem jogadores brasileiros, enquanto outros 12 não apostam em atletas nascidos no Brasil. Orlando City, Houston Dynamo e Philadelphia Union terão à disposição dois brasileiros cada.
Apesar do crescimento da Major League Soccer, com grandes nomes do futebol mundial chegando ao torneio recentemente, como Giovinco, David Villa, Drogba, Lampard e Gerrard, o número de nomes do Brasil não cresceu. Em 2015 eram 17; já em 2016 foram 13, mesma quantidade de 2017.
Leia também: "Messi no meu time? Nem de graça", diz presidente de clube turco
Alguns nomes deixaram a MLS desde o ano passado. O mais emblemático e conhecido é o experiente meia-atacante Julio Baptista, que foi companheiro de Kaká no Orlando City e não vingou. Outros brasileiros que não tiveram seus contratos renovados foram os atacantes Getterson (Dallas) e Pedro Ribeiro (Orlando), o zagueiro Anderson Conceição (Chicago Fire) e o lateral Rodrigo Ramos (Chicago Fire).
Vale destacar que Benny Feilhaber, meia do Sporting Kansas City, nasceu no Rio de Janeiro e se mudou para os Estados Unidos com seis anos de idade. Apesar de ser brasileiro de nascença, ele é naturalizado norte-americano e defende as cores da seleção do país.
Veja quem são os brasileiros da MLS de 2017:
Chicago Fire : Juninho (meia)
Columbus Crew : Artur (meia)
DC United : Marcelo Sarvas (meia)
Houston Dynamo : Alex (meia) e Leonardo (zagueiro)
Minnesota United : Ibson (meia)
New York Red Bulls : Felipe Martins (meia)
Orlando City : Kaká (meia) e PC (meia)
Philadelphia Union : Ilsinho (meia) e Fabinho (lateral)
San Jose Earthquakes : Matheus Silva (meia)
Sporting Kansas City : Igor Julião (lateral)
Leia também: Morre lenda do futebol francês e ex-jogador histórico do Real Madrid
Em 2016
Na temporada passada da MLS, o FC Dallas foi o clube de melhor campanha na primeira fase da competição, mas caiu na semifinal de conferência diante do Seattle Sounders, que se sagraria campeão nacional após vencer o Toronto FC na grande final - empate por 0 a 0 no tempo normal e triunfo nas penalidades.