Raymond Kopa, ídolo do futebol francês
Divulgação
Raymond Kopa, ídolo do futebol francês

Aos 85 anos de idade, a lenda do futebol francês Raymond Kopa faleceu nesta sexta-feira (3), por complicações de saúde. Na década de 1990, foi diagnosticado com Mal de Alzheimer e por conta de uma recaída, havia sido hospitalizado no último final de semana.

LEIA TAMBÉM: Futebol raiz! Time joga partida com camisa sem escudo e número escrito à caneta

Ganhador da primeira Bola de Ouro em 1958, Kopa foi um dos maiores jogadores da década de 50. No mesmo ano da premiação, levou a seleção nacional ao terceiro lugar na Copa do Mundo da Suécia e disputou a famosa semifinal entre França e Brasil. Na ocasião, os Les Bleus perderam para o time campeão de Pelé, Didi e Garrincha por 5 a 2. Apesar de não erguer a taça, o francês recebeu o título de melhor jogador do evento.

Ainda na França, o ídolo se consagrou pelo Stade de Reims, sendo tetracampeão do Campeonato Francês em duas passagens pelo time, de 1951 à 1956 e novamente em 1959 até 1967. Raymond Kopa também escreveu seu nome no Real Madrid. Com a equipe, permaneceu de 1956 à 1959, venceu três vezes a Liga dos Campeões e duas o Campeonato Espanhol.

LEIA TAMBÉM: Manchester United ajuda e torcedor faz pedido de casamento no estádio

Em 2010, Raymond Kopa recebeu o Prêmio de Presidente da Uefa
DIVULGAÇÃO/ UEFA
Em 2010, Raymond Kopa recebeu o Prêmio de Presidente da Uefa

No ano de 2004, foi nomeado por Pelé como um dos 125 melhores jogadores de todos os tempos. Em 2010, recebeu o Prêmio de Presidente da Uefa, que reconhece ícones com realizações excepcionais, tal como seus feitos profissionais e pessoais.

LEIA TAMBÉM: Ex-jogador conta como perdeu US$ 14 milhões: "Cavalos lentos, mulheres rápidas"

Homenagens

Nas redes sociais, a Federação Francesa de Futebol (FFF), o Stade de Reims e o Real Madrid, lamentaram a morte do ex-jogador.

"Homenagem a Raymond Kopa que morreu esta manhã. O 1º a receber a Bola de Ouro foi considerado um dos três melhores jogadores do futebol francês", escreveu a FFF.

"O State de Reims está de luto com a morte do seu Presidente Honorário e lenda, Raymond Kopa. O futebol perdeu uma grande estrela", disse o clube.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, também declarou suas condolências à morte do francês. "É um dia muito triste para o futebol. Raymond Kopa foi um jogador excepcional, uma inspiração para muitas gerações e um homem cujo compromisso com o futebol foi impecável ao longo da vida. Nosso pensamento está com sua família e entes queridos", disse o dirigente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!