Jair Ventura é um dos técnicos jovens da temporada 2017
Agência O Dia
Jair Ventura é um dos técnicos jovens da temporada 2017

Os principais clubes do Brasil, pelo menos no início desta temporada, mudaram o perfil dos técnicos contratados. Se antes a escolha era pela experiência, pela rodagem e pelos títulos, agora a opção passou a ser do profissional em início de carreira e que busca o primeiro grande objetivo. Não por acaso, 12 dos 20 clubes do Campeonato Brasileiro da Série A começam 2017 com treinadores de até 50 anos.

LEIA MAIS: A partir de 2019, clube sem futebol feminino não disputará Libertadores

O mais jovem dos técnicos da turma é Daniel Paulista. Ex-jogador, ele comandará o Sport aos 34 anos. Daniel Paulista já tinha treinado o Leão da Ilha de forma interina, mas foi efetivado no final do ano passado. Felipe Moreira, aos 35 anos, também terá sua primeira oportunidade no banco de reservas. Com a saída de Eduardo Baptista, ele estará à frente da Ponte Preta.

A dupla segue os passos de Jair Ventura. Com apenas 37 anos, o treinador agradou a diretoria do Botafogo em seu primeiro trabalho e segue no comando do Glorioso. Jair Ventura, aliás, garantiu vaga na Libertadores, assim como Zé Ricardo - outro jovem treinador que passou no teste do Flamengo. Zé Ricardo, aos 45 anos, continuará à frente do Rubro-negro.

Nova geração

Corinthians e São Paulo também surfam no novo momento do futebol brasileiro. Se o Tricolor aposta no ex-goleiro Rogério Ceni, ídolo da torcida, o Timão confia em Fábio Carille, pupilo de Tite. Ambos têm 43 anos. Até mesmo o campeão brasileiro rejuvenesceu o comando técnico. Com a saída de Cuca, o Palmeiras fechou com Eduardo Baptista, de 46 anos.

LEIA MAIS: Dois meses após acidente, Alan Ruschel retoma treino físico e comemora

O Atlético Mineiro, por sua vez, terá no banco de reservas o ex-jogador Roger, de 41 anos. Ele fez sucesso no Grêmio e, agora, tentará repetir a dose no Galo. Já o Avaí, que subiu da Série B, manteve Claudinei Oliveira, de 47 anos. Argel Fucks (42) segue a frente do Vitória. Há ainda Marcelo Cabo, do Atlético Goianiense, e Vágner Mancini, da Chapecoense. Os dois têm 50 anos. 

undefined
Flickr oficial do Santos

Dorival Junior tem 54 anos de idade

A lista de jovens treinadores pode ser ainda maior. Afinal, Renato Gaúcho, do Grêmio, até tem 54 anos, mas seu primeiro clube foi o Madureira em 2001. Dorival Junior, do Santos, também começou a carreira apenas no século XXI, em 2002, na Ferroviária. O treinador do Peixe tem 54 anos. O mesmo vale para Guto Ferreira (51) no Bahia. Com 57 anos, Cristóvão Borges está de volta ao Vasco. Apesar de ser um quase sessentão, Cristóvão só deu os primeiros passos na nova carreira apenas em 2011. 

LEIA MAIS: Messi e Jesus juntos? City teria oferecido R$ 392 milhões pelo argentino

Enquanto isso, Mano Menezes fica no meio do caminho. O comandante do Cruzeiro tem 54 anos e começou a carreira no Guarani-RS, em 1997. Mas o gaúcho surgiu para o futebol nacional só em 2005 a frente do Grêmio. Da velha guarda de técnicos há Paulo César Carpegiani, de 67 anos, no Coritiba, Abel Braga, de 64 anos, no Fluminense, e Paulo Autuori, de 60 anos, no Atlético Paranaense. Todos, porém, só serão desafiados com a bola em jogo. A temporada será longa e desafiadora. *Texto do colaborador Rodolfo Brito

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!