Na noite desta segunda-feira (24) foram escolhidos os atletas destaque da temporada 2018/29 da Liga Americana de Basquete no chamado NBA Awards. O destaque dos premiados foi o Milwaukee Bucks.
Leia também: Mexicanos lamentam ausência da seleção na Copa América: "saudades"
O prêmio principal da noite de gala da NBA , o de jogador mais valioso da temporada regular, também conhecido como MVP, foi entregue para Giannis Antetokounmpo, o pivô do Milwaukee Bucks.
Foi a primeira vez na história da Liga que um atleta grego venceu o prêmio de MVP, mas não é a primeira vez que o troféu é entregue para um jogador de fora dos Estados Unidos. O primeiro não americano a ganhar a honraria foi Hakeem Okajuwon na temporada 1994/95. O ex-atleta do Houston Rockets era nigeriano-americano.
Depois de Okajuwon, o canadense Steve Nash venceu por duas vezes seguidas o prêmio quando atuava no Phoenix Suns em 2004/05 e 2005/06. O alemão Dirk Nowitzki, que encerrou sua carreira no basquete americano nessa temporada, foi o último estrangeiro a vencer como MVP no ano de 2006/07.
Giannis Antetokounmpo tem 24 anos e chegou a Liga em 2013. Com passagens pelo basquete grego, o ‘The Geek Freak’ ajudou o Milwaukee a retornar aos playoffs depois de 18 anos e disputou o título da Conferência Leste com o Toronto Raptors, vencedor da NBA 2018/19.
Com média de 27.7 pontos; 12.5 rebotes e 5.9 assistências por jogo o pivô superou James Harden, do Houston Rockets, e Paul George, do Oklahoma City Thunder, na disputa por MVP .
Se o Bucks foi destaque das premiações da NBA, o Golden State Warriors não apareceu em nenhuma das categorias da noite. A equipe da Califórnia era o atual bicampeão da Liga e perdeu o título neste ano para os Raptors.
Leia também: 2.000 dias após acidente, ex-chefe da Ferrari diz que Schumi "segue lutando"
Confira abaixo todos os vencedores do NBA Awards 2019:
- Melhor Jogador Defensivo do Ano: Rudy Gobert
- Treinador do Ano: Mike Budenholzer (Milwaukee Bucks)
- Sexto Homem do Ano: Lou Williams (Los Angeles Clippers)
- Jogador que Mais Melhorou: Pascal Siakam (Toronto Raptors)
- Calouro do Ano: Luka Doncic (Dallas Mavericks)
- Prêmio de Esportividade: Mike Conley (Memphis Grizzlies)
- Companheiro de Equipe do Ano: Mike Conley (Memphis Grizzlies)
- Momento do Ano: Derrick Rose (Minnesota Timberwolves)
- Executivo do Ano: Jon Horst (Milwaukee Bucks)
- Prêmio Hustle: Marcus Smart (Boston Celtics)
- Prêmio de Assistência Comunitária: Bradley Beal (Washington Wizards)
- Prêmio Lifetime Achievement: Larry Bird e Magic Johnson