Tamanho do texto

Enes Kanter, pivô do Oklahoma City Thunder, teve seu passaporte cancelado na Romênia enquanto tentava pegar um voo para chegar aos Estados Unidos

Enes Kanter, jogador do Oklahoma City Thunder
Reprodução
Enes Kanter, jogador do Oklahoma City Thunder

O jogador turco Enes Kanter foi detido neste último sábado (20) em um aeroporto na Romênia depois de ter tido seu passaporte cancelado pela embaixada da Turquia. O pivô do Oklahoma City Thunder alegou que o motivo seria sua posição política, já que é um crítico do governo do atual presidente de seu país de origem.

LEIA TAMBÉM: Ex-estrela pornô e agora comentarista provoca astro da NBA pelas redes sociais

"A razão disso tudo é por causa das minhas visões políticas e o cara que fez isso é Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia. Ele é um homem mau e é o Hitler do nosso século. Então eu vou continuar postando, rezem por nós", disse o jogador em vídeo publicado na sua conta do Twitter.

Aos 25 anos de idade, o atleta vinha da Indonésia, onde realizava compromissos de sua fundação, a Enes Kanter Light Foundation, entidade com foco em crianças órfãs, combate à fome, e desenvolvimento da educação e esporte. Em em direção aos Estados Unidos, o pivô foi parado na Europa Oriental. "Estou na Romênia e eles disseram que o meu passaporte foi cancelado pela embaixada turca", disse.

LEIA TAMBÉM: Após declarações polêmicas, Shaquille O'Neal agora quer virar xerife nos EUA

Depois de quatro horas, foi liberado para embarcar em um avião com destino à Londres e de lá, iria para o continente americano. "Está tudo bem, irei comparecer à coletiva de imprensa amanhã em Nova York. Tenho muitas coisas para dizer, com muitas histórias doidas. Fiquem atentos!", escreveu antes de deixar a Romênia.

Ao chegar na terra governada por Donald Trump, Enes Kanter escreveu: "Olá, país mais bonito do mundo. Os Estados Unidos da América".

Como tudo começou

Nesta segunda-feira (22), o pivô do Thunder explicou o ocorrido. "Para começar, eu gostaria de agradecer ao Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, ao Oklahoma City Thunder , à NBA. Foi definitivamente um momento muito louco", disse Kanter.

"Tudo começou na Indonésia, eu estava dormindo e bateram na minha porta dizendo que a Secretaria de Segurança e o exército indonésio estavam procurando por mim porque o governo turco disse que eu sou um homem perigoso. E eu não sabia o que fazer, então eu fui para Singapura e depois Romênia e então tudo começou", explicou ele durante o programa "CBS This Morning".

LEIA TAMBÉM: Fezes e ratos! Jogador da NBA se envolve em polêmica com produtora pornô

Terceira escolha do draft geral de 2011 pela equipe do Utah Jazz, o jogador de 2,11 m de altura nascido em Zurique, na Suíça, foi transferido para a franquia de Oklahoma em 2015.

    Leia tudo sobre: NBA
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.