A NBA é a principal liga de basquete profissional do mundo
REPRODUÇÃO/NBA
A NBA é a principal liga de basquete profissional do mundo

A NBA e a associação nacional de jogadores da liga divulgaram nesta quarta-feira (14) o novo acordo coletivo de trabalho que será válido por sete anos, tendo duração até a temporada 2023/2024.

Confira quem são os nove jogadores brasileiros da NBA

Publicidade

Com o prazo final de negociação estendido até o dia 13 de janeiro do ano que vem, as novas regras ainda serão autorizadas pelos jogadores e proprietários dos times da NBA .

A liga de basquete e a associação tinham até esta quinta-feira (15) para iniciar um novo contrato, já que o atual aplicado é do ano de 2011. Além disso, essa pré-negociação evita possíveis problemas, como a greve de 2011/2012.

Dentre as novidades do novo acordo, ficam os números milionários. A média salarial dos elencos aumentou de 5 milhões para 9 milhões de dólares anuais, mais de 30 milhões de reais. O valor significa um crescimento de 45% nos pagamentos.

Leia mais: Leandrinho Barbosa lança aplicativo de relacionamento com fãs

Além disso, cada equipe poderá ter até 17 atletas. O acordo ainda mantém a porcentagem de 49 a 51% dos lucros da liga sendo destinada aos jogadores.

Publicidade

As competições também passarão por mudanças. Com novo calendário, a fase regular vai começar mais cedo, tendo uma semana de adiantamento para que as equipes possam ter mais folgas e a pré-temporada vai ser reduzida com um máximo de seis jogos de exibição.

Há ainda a possibilidade de extensões contratuais aos jogadores até um ano antes do fim do contrato, assim, diminuem as chances dos times perderem seus atletas por melhores salários.

Leia mais: "Michael Jordan é mais do que apenas um meme", brinca Obama

Confira a nota divulgada pela NBA:


"A NBA e a NBPA (Associação de Jogadores da NBA) chegaram a um acordo provisório sobre o novo Acordo de Negociação Coletiva, pendente de ratificação por jogadores e proprietários de equipes.
Com o intuito de dar à ambos tempo suficiente para revisão dos termos de acordo e votos para ratificação, as partes concordoram em estender o prazo mútuo do Acordo de Negociação Coletiva de 15 de dezembro de 2016 para 13 de janeiro de 2017.
Temos específicos serão disponíveis em outra data"

Publicidade

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!