Tamanho do texto

Nicky Hayden foi atropelado ano passado enquanto andava de bicicleta. O atleta não resistiu à lesão cerebral traumática e múltiplas fraturas no corpo

A morte do campeão de MotoGP Nicky Hayden comoveu o mundo do motociclismo
Reprodução
A morte do campeão de MotoGP Nicky Hayden comoveu o mundo do motociclismo

Um cidadão italiano foi condenado nesta quarta-feira (10) a um ano de prisão, com pena suspensa, e ao pagamento das despesas do processo pelo atropelamento que resultou na morte do campeão da MotoGP Nicky Hayden, em Misano Adriatico, em maio de 2017.

Leia também:  COI anuncia participação de equipe de refugiados em Tóquio 2020

A sentença pela morte do campeão da MotoGP foi imposta pelo Tribunal de Rimini, após um julgamento com "rito abreviado", ou seja, quando o réu dispensa a apresentação de testemunhas de defesa para garantir uma redução da pena.

O italiano de 31 anos, que até hoje não teve seu nome divulgado oficialmente, também teve sua carteira de habilitação apreendida. A família de Hayden ainda pede uma indenização de seis milhões de euros (cerca de R$ 26 milhões na cotação atual), mas a causa será julgada por um tribunal cível.

Leia também:  Conhecidos por confusões, jogadores russos agridem políticos em bar

O motociclista australiano andava de bicicleta em Misano Adriatico quando foi atingido em cheio pelo veículo do réu em um cruzamento, em 17 de maio de 2017. O jornal italiano La Gazzetta dello Sport chegou a noticiar na época que Hayden não parou em um sinal e possivelmente se distraiu com seu iPod, que foi encontrado na cena do acidente.

O atleta foi levado para o hospital de Rimini com ferimentos graves e, posteriormente, foi transferido para o Hospital Maurizio Bufalini, em Cesena, onde chegou a ficar internado na UTI. Hayden não resistiu à lesão cerebral traumática e em outras partes do corpo como fêmur e pélvis, além de múltiplas vértebras fraturadas.

E o mundo da MotoGP assistiu a um grave acidente durante uma sessão de treinos livres para o Grande Prêmio da Tailândia de motociclismo , no circuito de Buri Ram, na semana passada. O piloto Jorge Lorenzo Apesar do susto, Lorenzo perdeu o controle de sua moto e foi arremessado. Felizmente, o corredor não sofreu nenhum ferimento e foi liberado pelos médicos para voltar às atividades normais.

Nicky Hayden foi campeão da categoria em 2006, sofrendo queda durante uma das provas do circuito e vencendo apenas duas. Ele conquistado três vitórias e 28 pódios em 13 temporadas na categoria. A morte do campeão da MotoGP foi lamentada em todo o mundo.