Helmut Marko atuava como consultor desde o início da RBR
Reprodução/X
Helmut Marko atuava como consultor desde o início da RBR

A Red Bull Racing oficializou, nesta terça-feira (09), a saída de Helmut Marko, que atuava como consultor na equipe desde 2005, ano de estreia da scuderia na Fórmula 1.

Aos 82 anos, o austríaco ainda tinha contrato para a próxima temporada, mas sinalizou que não permaneceria no cargo após a  última corrida do ano, em Abu Dhabi.

"Estive envolvido no automobilismo por seis décadas, e os mais de 20 anos na Red Bull foram uma jornada extraordinária e de extremo sucesso. Foi um tempo maravilhoso que pude ajudar a moldar e compartilhar com tantas pessoas talentosas. Tudo o que construímos e alcançamos juntos me enche de orgulho", disse Marko.

"Ter perdido por pouco o campeonato mundial nesta temporada me comoveu profundamente e me deixou claro que agora é o momento certo para eu, pessoalmente, encerrar este capítulo muito longo, intenso e bem-sucedido. Desejo sucesso contínuo a toda a equipe e estou convencido de que eles estarão lutando novamente por ambos os títulos do campeonato mundial no próximo ano", completou.

Laurent Mekies chegou à RBR após a saída de Horner
Reprodução/X
Laurent Mekies chegou à RBR após a saída de Horner

Em nota divulgada pela Red Bull, o chefe de equipe,  Laurent Mekies, se pronunciou sobre a saída do consultor. Leia abaixo:

“É uma notícia muito triste que Helmut esteja nos deixando. Ele tem sido uma parte essencial da nossa equipe e de todo o programa de automobilismo da Red Bull por mais de duas décadas. Este é, portanto, o fim de um capítulo extraordinariamente bem-sucedido.”

Sua saída deixará um vazio, e sentiremos sua falta de verdade.
Gostaria de expressar minha sincera gratidão por seu apoio inabalável, não apenas ao longo dos últimos meses, mas também durante meus primeiros dias na Scuderia Toro Rosso.”

“Em uma nota pessoal, Helmut, juntamente com Oliver Mintzlaff, foi a força motriz por trás do meu retorno à família Red Bull primeiro em Faenza e depois, neste verão, no meu cargo atual em Milton Keynes.”

“Helmut é um verdadeiro competidor de coração, sempre nos levando ao limite e sempre disposto a correr riscos em busca de nossos objetivos.”


Carreira

Antes de atuar como consultor, Helmut Marko foi piloto nos anos 70. O austríaco venceu as 24 Horas de Le Mans, em 71, e disputou dez corridas na F1.

Após grave lesão no olho que o obrigrou a encerrar sua precoce carreira na F1, Helmut Marko atuou como gestor e fundou a RSM Marko, que competiu na Fórmula 3000, na F3 Alemã e na  DTM. Em 1999, o time foi renomeado e passou a integrar os times da RBR; posteriormente, se tornou a academia de pilotos da scuderia.

Na Red Bull Racing desde 2005, o asutríaco teve papel importante na promoção de jovens da academia de pilotos para a F1. Sebastian Vettel, Max Verstappen, Daniel Riciiardo, Carlos Sainz e Pierre Gasly foram alguns dos nomes que receberam ajuda de Marko para chegar à categoria.

A imprensa internacional aponta que a relação do consultor com a organização que controla a RBR não era muito boa. Esse desgaste teria começado ainda em 2022, após a morte de Dietrich Mateschitz.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes