Após 15 anos, três pilotos decidem título da F1 na última corrida

Lando Norris, Max Verstappen e Oscar Piastri chegam para o GP de Abu Dhabi na briga pelo mundial

Oscar Piastri, Max Verstappen e Lando Norris brigam pelo título da F1 2025
Foto: Reprodução/X
Oscar Piastri, Max Verstappen e Lando Norris brigam pelo título da F1 2025

Após 15 anos, a Fórmula 1 volta a ter três pilotos chegando na última corrida com chances de título. No próximo domingo (7), Lando Norris, Max Verstappen e Oscar Piastri protagonizam a última batalha pelo mundial de 2025.

A última vez em que isso aconteceu foi no ano de 2010, primeira vez em que Sebastian Vettel conquistou o mundial e também a primeira vez que Abu Dhabi coroou um campeão. 

Naquela ocasião, a disputa envolvia  Fernando Alonso, que vivia sua primeira temporada na Ferrari, e liderava o campeonato com oito pontos de vantagem sobre Mark Webber, da RBR, e 15 pontos sobre Vettel.

Além de Vettel, Alonso e Webber, Hamilton tinha chances matemáticas de título naquela temporada
Foto: Reprodução/X
Além de Vettel, Alonso e Webber, Hamilton tinha chances matemáticas de título naquela temporada


Largando da pole position, Sebastian Vettel venceu a corrida e acabou ficando com o título por um erro de estratégia da Ferrari. A scuderia italiana chamou Fernando Alonso para os boxes a fim de marcar Mark Webber, mas isso fez com que o espanhol acabasse preso atrás de Vitaly Petrov, da Renault, até o fim da corrida.

Com Alonso em sétimo e Webber em oitavo, Vettel ultrapassou ambos no campeonato mundial após o fim daquela etapa. Foi a primeira vez que o piloto da Red Bull liderou naquela temporada.

Foto: Reprodução/X
Sebastian Vettel tinha uma desvantagem de 15 pontos para o líder da F1 em 2010



Repetindo a dose?

Para a corrida deste domingo,  Max Verstappen se inspira no alemão para tentar repetir o feito e levar para casa o pentacampeonato da F1.

Na atual temporada, apenas os pilotos McLaren lideraram o mundial. Oscar Piastri começou muito bem e abriu grande vantagem na tabela, porém, com erros e infelicidades nas corridas, o australiano foi ultrapassado por Lando Norris, seu parceiro de equipe.

Max Verstappen, que chegou a ter uma desvantagem de 104 pontos para o líder, fez uma segunda metade de temporada avassaladora e agora é o segundo colocado.

Lando lidera com 408 pontos, enquanto Verstappen é o segundo colocado, somando 396 pontos. O terceiro colocado é Oscar Piastri, com 392 pontos.