
Max Verstappen, da Red Bull, aproveitou erro de estratégia da McLaren, venceu a corrida do Circuito Internacional de Lusail, no Catar, e adiou a decisão do título da Fórmula 1 para a última corrida da temporada. Oscar Piastri, da McLaren, em 2ª, e Carlos Sainz, da Willians, em 3º, completaram o pódio.
O líder do campeonato, Lando Norris, da McLaren, largou em 2º, mas terminou a corrida na 4º posição. A diferença para Verstappen agora é de 12 pontos.

O tetracampeão, em uma largada excepcional, pulou da terceira colocação para a segunda desbancando Lando Norris. O piloto da McLaren tentou atacar o holandês para retomar a posição, mas Verstappen fechou a porta e abriu vantagem.
Na sétima volta, Nico Hülkenberg se enroscou com Pierre Gasly ao tentar a ultrapassagem. O pneu da Sauber estourou e o carro saiu da pista. Em função do acidente, o Safety Car precisou ser acionado. Com a corrida paralisada, a Red Bull se antecipou a McLaren e chamou Verstappen aos boxes.
Contudo, as McLarens permaneceram na pista com Piastri na liderança e com Norris recuperando a segunda posição. A equipe inglesa foi a única do grid a adotar a estretégia de não parar.
As McLarens só foram aos boxes para a parada obrigatória na 25ª volta. Piastri e Norris voltaram para a pista na 4ª e 5ª colocação respectivamente. Com isso, Verstappen assumiu a ponta.
A missão dos pilotos da McLaren era diminuir o tempo de distância para o holandês. Verstappen fez a segunda parada e voltou à pista na terceira posição atrás dos rivais. Quando a dupla da equipe britânica parou, o piloto da Red Bull herdou a primeira colocação faltando 12 voltar para bandeirada.
O erro de estratégia da McLaren no começo da corrida ficou evidente, quando Norris fez a segunda parada. O líder do campeonato voltou na 5ª posição, atrás também de Sainz e Antonelli. Na penúltima volta, Norris conseguiu ultrapassar Antonelli e diminuiu o prejuízo conquistando 12 pontos.
Gabriel Bortoleto, da Sauber, que largou no final do grid, terminou a corrida em 13º.
Sprint
Piastri tinha tudo para ter um final de semana perfeito. Ele venceu a corrida sprint e diminuiu a vantagem de Norris na liderança do campeonato na manhã deste sábado (29) . O piloto australiano também fez a pole position do GP do Catar.
A próxima e última corrida da temporada acontece no próximo final de semana em Abu Dhabi, onde será definido o grande campeão mundial de Fórmula 1.
Classificação
1º Lando Norris - 408
2º Max Verstappen - 396
3º Oscar Piastri - 392
4º George Russell - 309
5º Charles Leclerc - 230
6º Lewis Hamilton - 152
7º Kimi Antonelli - 150
8º Alexander Albon - 73
9º Isack Hadjar - 51
10º Nico Hülkenberg - 49
11º Carlos Sainz - 49
12º Fernando Alonso - 48
13º Oliver Bearman - 41
14º Liam Lawson - 38
15º Esteban Ocon - 32
16º Yuki Tsunoda - 33
17º Lance Stroll - 32
18º Pierre Gasly - 22
19º Gabriel Bortoleto - 19
20º Franco Colapinto - 0
21º Jack Doohan - 0