O finlandês Valtteri Bottas , da Mercedes, superou seu companheiro de equipe, o britânico Lewis Hamilton, e conquistou a pole position no Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1, em Sochi.
Leia também: Fernando Alonso anuncia aposentadoria do Fórmula 1 ao fim da temporada
Bottas garantiu a primeira posição no grid de largada do GP da Rússia de Fórmula 1 com um tempo de 1m31s387, se aproveitando de um erro do líder do campeonato em sua última volta rápida. Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, da Ferrari, ficaram em terceiro e quarto lugares, respectivamente.
A equipe da Red Bull foi punida no grid de largada por ambos os pilotos terem trocado de motor e não atuou na segunda fase do treino. Sendo assim, Kevin Magnussen (Haas), Esteban Ocon (Racing Point), Charles Leclerc (Sauber), Sergio Pérez (Racing Point), Romain Grosjean (Haas) e Marcus Ericsson (Sauber) completam o top 10.
Os pneus hipermacios foram os mais rápidos do dia, porém, a tendência é que Mercedes e Ferrari (rivais nos títulos de pilotos e de construtores) largarão para a prova de amanhã com ultramacios, que em tese são mais duráveis.
Nos treinos livres de ontem, Hamilton e Vettel fizeram os melhores tempos . Na primeira volta do dia, o alemão da Ferrari fez o tempo de 1m34s488, já o líder do Campeonato 2018 foi o mais rápido na segunda sessão com 1m33s385.
Faltando seis corridas para o fim da temporada, Hamilton lidera o mundial de pilotos com 281 pontos, 40 a mais que os 241 de Vettel. O inglês já venceu duas vezes o GP da Rússia na carreira. Completando o top 5 da classificação do Campeonato, Kimi Raikkonen está em terceiro com 174 pontos, Valtteri Bottas em quarto com 171 pontos e Max Verstappen em quinto com 148 pontos.
Leia também: Surfista de ondas gigantes é encontrado morto no México em caso misterioso
Com um total de 53 voltas e 5.848 km percorridos, o Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1 , disputado no Autódromo de Sochi, tem início às 08h deste domingo (no horário de Brasília).