Alessandro Zanardi
Ana Patrícia Almeida
Alessandro Zanardi

O campeão paralímpico e ex-piloto de Fórmula 1 italiano  Alessandro Zanardi  foi submetido a uma nova cirurgia nesta segunda-feira (6), no Hospital Santa Maria alle Scotte, em Siena, onde está internado há duas semana em coma induzido.

De acordo com boletim médico, a intervenção, a terceira realizada pelo italiano, durou cerca de 5h e foi liderada por especialistas maxilo-facial e de neurocirurgia e serviu para fazer "a reconstrução crânio-facial e a estabilização das áreas afetadas pelo trauma relatado após o  acidente de 19 de junho passado", informou o hospital.

O diretor de cirurgia maxilo-facial do hospital, Paolo Gennaro, por sua vez, explicou que "as fraturas eram complexas" e isso "exigia uma programação cuidadosa que utilizava tecnologias computadorizada, digital e tridimensional, feita sob medida para o paciente".

"A complexidade do caso era bastante singular, mesmo que seja um tipo de fratura que rotineiramente enfrentamos em nosso centro", relata Gennaro.

Você viu?

O comunicado oficial ainda revela que o procedimento faz parte da série de operações "planejadas pela equipe multidisciplinar que cuida do atleta para permitir qualquer prosseguimento do caminho terapêutico".

Ao término da cirurgia, Zanardi foi novamente levado para a unidade de terapia intensiva, onde permanece sedado e com respirador mecânico. "Suas condições permanecem estáveis do ponto de vista cardiorrespiratório e metabólico, sérias do pontos de vista neurológico, e o prognóstico permanece confidencial", acrescentam os médicos.

Segundo a família do paratleta, um novo boletim médico será divulgado assim que houver mudanças significativas no quadro clínico de Zanardi.

Acidente

Zanardi participava de um evento de paraciclismo em Pienza, na província de Siena, no dia 19 de junho, quando perdeu o controle da handbike em uma curva, capotou duas vezes e bateu em um caminhão com reboque.

O paratleta sofreu múltiplas fraturas no crânio por causa da colisão. O motorista do caminhão, cujo nome não foi revelado, é investigado pelo Ministério Público, mas seu advogado diz que ele foi pego de surpresa e ainda conseguiu evitar uma batida frontal.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!