Vettel e Leclerc acirram rivalidade dentro da Ferrari
Twitter / Formula 1
Vettel e Leclerc acirram rivalidade dentro da Ferrari

A atual temporada da Fórmula 1 escancarou uma rivalidade entre o alemão Sebastian Vettel e o monegasco Charles Leclerc, ambos pilotos da Ferrari . A disputa interna vem causando muita  tensão nos bastidores da scuderia italiana. 

Leia também: Novas equipes na F1 em 2021? Categoria se pronuncia sobre os rumores

E essa não é a primeira vez que existe uma rivalidade entre companheiros de equipe dentro da Fórmula 1 . Foram muitos os casos ao longo da história e, abaixo, relembramos alguns:

Ayrton Senna x Alain Prost

Alain Prost e Ayrton Senna fizeram uma das maiores rivalidades da história da Fórmula 1
F1/DIVULGAÇÃO
Alain Prost e Ayrton Senna fizeram uma das maiores rivalidades da história da Fórmula 1

Essa é, seguramente, uma das maiores rivalidades internas da principal categoria do automobilismo. Senna e Prost iniciaram sua parceria dentro da McLaren em 1988, com chegada do brasileiro à equipe.

Nesta primeira temporada já foi possível ver os desentendimentos entre ambos. O episódio mais marcante foi no GP de Portugal, quando Senna fez um movimento para cima do francês, o empurrando contra a parede.

No ano seguinte, no Japão, Senna e Prost acabaram colidindo. O brasileiro chegou a voltar para pista, mas ele acabou sendo desclassificado e o companheiro de equipe sagrou-se tricampeão.

Lewis Hamilton x Fernando Alonso

Lewis Hamilton x Fernando Alonso
FÓRMULA 1/DIVULGAÇÃO
Lewis Hamilton x Fernando Alonso

A disputa entre os dois começou dentro da McLaren, em 2007. A expectativa é que Alonso fosse superior a Hamilton, ainda um novato na F1, mas aconteceu o contrário. 

Os pilotos tiveram tratamento igual na scuderia e isso não agradou o espanhol. Mas, em Mônaco, Hamilton foi impedido de ultrapassar o colega por questões de segurança e ficou furioso com a McLaren.

Leia também: Médico de Michael Schumacher nega tratamento: "Não faço milagres"

Já na classificação para o GP da Hungria, ambos se atrapalharam em voltas rápidas, bloqueando a passagem um do outro. Alonso chegou a ser punido.

Nigel Mansell x Nelson Piquet

Mansell e Piquet, os dois do lado direito
Reprodução
Mansell e Piquet, os dois do lado direito

Bicampeão da F1, o brasileiro chegou à Williams em 1986 e esperava ter preferência dentro da equipe. Mas Piquet teve a árdua disputa com Mansell e chegou a desconfiar que o colega tinha mais privilégios por ser inglês.

A situação entre ambos se mostrou bastante tensa quando eles se ofenderam abertamente. Piquet chamou Mansell de sem-educação, enquanto Mansell rebateu dizendo que ele era um homem vil. Eles se odiavam e foram companheiros por duas temporadas.

Lewis Hamilton e Nico Rosberg

Hamilton e Rosberg tinham um relacionamento abalado
Divulgação
Hamilton e Rosberg tinham um relacionamento abalado

De novo rivalidade interna com Hamilton, dessa vez com o alemão Rosberg. A inimizade entre eles foi crescendo ao longo dos anos e, em 2016, chegou ao ápice quando Nico se mostrou uma verdadeira ameaça para Lewis. 

Foram muitos os incidentes. Na Malásia, em 2013, Rosberg teve que deixar Hamilton passar por ordem da equipe, mesmo estando mais veloz; em 2014, na Hungria, ambos se tocaram na pista; já em Austin, em 2015, Rosberg jogou o boné para Hamilton.

Gilles Villeneuve x Didier Pironi

Gilles Villeneuve x Didier Pironi, uma das grandes rivalidades da Fórmula 1
Arquivo F1
Gilles Villeneuve x Didier Pironi, uma das grandes rivalidades da Fórmula 1

Essa rivalidade interna foi curta e bastante trágica. Os companheiros de Ferrari não haviam se confrontado até o GP de San Marino de 1982, quando tudo mudou. 

Durante a prova, a equipe havia pedido para os pilotos manterem suas posições, mas, na reta final da corrida, Pironi acabou ultrapassando Villeneuve e terminou como vencedor, causando muito desconforto.

Duas semanas depois, no treino de classificação em Zolder, na Bélgica, quando tentava superar o tempo de seu companheiro para fazer a pole, Gilles Villeneuve acabou sofrendo um grave acidente e morreu horas depois no hospital.

Rudolf Caracciola x Luigi Fagioli 

Luigi Fagioli e Rudolf Caracciola
Daimler AG - Global Communication / Reprodução
Luigi Fagioli e Rudolf Caracciola

A Fórmula 1 começou oficialmente em 1950. Mas, antes disso, a rivalidade do automobilismo dos monopostos já estava pegando fogo. 

Fagioli e Caracciola foram companheiros de Mercedes na década de 30 e, em 1937, Luigi Fagioli resolveu deixar a equipe e tentou descontar sua raiva contra o ex-colega usando um martelo para rodas.

James Hunt x Jochen Mass

James Hunt e Jochen Mass
Reprodução / Classic Heuer
James Hunt e Jochen Mass

Apesar de serem companheiros de McLaren na década de 70, os dois pilotos nunca se bicaram. O estopim desse mal-estar aconteceu no GP do Canadá de 1977. Hunt chegou a dar uma volta em Mass, mas os dois colidiram e o inglês teve que deixar a corrida.

Leia também: Fórmula 1 deverá ter "minicorrida" no sábado para determinar o pole position

Bastante irritado, Hunt saiu do carro e ficou na pista mostrando o punho para o alemão a cada passagem dele pelo trecho da batida. Além disso, Hunt chegou a agredir um fiscal e acabou multado. O fato deixou o clima na equipe muito tenso até o fim da temporada da Fórmula 1

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!