Correndo em casa, Sebastian Vettel, da Ferrari , conquistou a pole position do Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1, em Hockenheim, à frente de Valtteri Bottas, da Mercedes, e de seu companheiro na escuderia italiana, Kimi Raikkonen. O treino classificatório aconteceu neste sábado.
Leia também: Tetracampeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton renova com a Mercedes até 2020
O líder do campeonato fez um tempo de 1m11s212 e superou os dois finlandeses, que marcaram, respectivamente, 1m11s416 e 1m11s547. O principal perseguidor de Vettel , Lewis Hamilton, da Mercedes, abandonou o treino ainda no primeiro qualificatório, com problemas de motor, e largará da 14ª posição.
Com isso, o alemão terá neste domingo uma grande chance de aumentar sua vantagem para o britânico na liderança do mundial de pilotos de Fórmula 1 , hoje em oito pontos. Esta foi a quinta pole position do alemão na temporada e a 55ª na carreira. Além disso, ele fez a volta mais rápida da história da pista.
Leia também: "Não sei se vou continuar", diz Fernando Alonso sobre futuro na Fórmula 1
Completam os 10 primeiros colocados no treino: Max Verstappen (Red Bull), Kevin Magnussen (Haas), Romain Grosjean (Haas), Nico Hulkenberg (Renault), Carlos Sainz (Renault), Charles Leclerc (Sauber) e Sergio Pérez (Force India).
Vettel sobre a grande volta
Logo após o treino, o tetracampeão de Fórmula 1 falou sobre a volta histórica: “Eu soube no Q1 o que o carro podia fazer, às vezes você simplesmente sabe. Ele foi ficando cada vez melhor. Eu sabia que na última volta eu tinha mais em mim e fui capaz de dar tudo", analisou e comentou sobre a grande presença da torcida alemã nas arquibancadas.
Leia também: Volta das grid girls à F1 anima Vettel e Hamilton: "Gosto de mulheres"
“Essa é a pole mais legal da temporada por causa dos fãs, muitas bandeiras vermelhas e bandeiras da Alemanha. Hoje é um dos melhores dias da minha carreira”, finalizou Vettel .