
O Rio de Janeiro decretou ponto facultativo nesta quarta-feira (17), a partir das 12h, devido a jogos decisivos envolvendo o Flamengo e o Vasco. Os clubes disputarão a final da Copa Intercontinental e da Copa do Brasil, respectivamente. A medida foi oficializada por decreto publicado no Diário Oficial.
O ponto facultativo vale para os órgãos e entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional. Serviços essenciais, como saúde, segurança pública, limpeza urbana e transporte, seguem funcionando normalmente, conforme determinação das respectivas secretarias.
O anúncio do ponto facultativo havia sido feito previamente pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), nas redes sociais. Na publicação, o prefeito brincou ao afirmar que “ainda bem que o prefeito é vascaíno e o governador é flamenguista”, ao comentar a coincidência das decisões esportivas.
Na quarta (17), o F lamengo enfrenta o Paris Saint-Germain (PSG) na final da Copa Intercontinental da Fifa. A decisão será em jogo único, às 14h (horário de Brasília), no estádio Ahmad Bin Ali, em Doha, no Catar.Também na quarta, o Vasco entra em campo pelo primeiro jogo da final da Copa do Brasil contra o Corinthians. A partida será disputada às 21h30 (horário de Brasília), na Neoquimica Arena, na cidade de São Paulo. O segundo e decisivo confronto da final da Copa do Brasil entre Vasco e Corinthians está marcado para domingo (21), às 18h (horário de Brasília), no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.A Prefeitura informou ainda que cada órgão poderá estabelecer regras específicas para garantir a continuidade dos serviços considerados indispensáveis à população. O ponto facultativo não se aplica ao setor privado, que decide de forma independente sobre a liberação de funcionários.