Yulia Lipnitskaya anunciou sua aposentaria precoce por conta de anorexia
Reprodução
Yulia Lipnitskaya anunciou sua aposentaria precoce por conta de anorexia

Considerada uma das grandes promessas da patinação no gelo, Yulia Lipnitskaya vai abandonar sua carreira no esporte. Aos 19 anos de idade, a russa luta contra um distúrbio alimentar que vem afetando cada vez mais jovens em todo o mundo: a anorexia. A aposentadoria precoce foi anunciada pela mãe da atleta, Daniela, à agencia de notícias Tass.

LEIA TAMBÉM: Fisiculturista de 71 anos de idade conta seu segredo para manter o sucesso

O tratamento contra a anorexia havia sido iniciado em janeiro e de acordo com a mãe da garota, em abril deste ano, a decisão de encerrar a carreira já havia sido informada à Federação Russa de Patinação.

Yulia Lipnitskaya nos Jogos Olímpicos de Sochi 2014
Divulgação
Yulia Lipnitskaya nos Jogos Olímpicos de Sochi 2014

Medalha de ouro por equipes da patinação no gelos durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi em 2014, na ocasião Yulia tinha apenas 15 anos e tornou-se a mais nova campeã olímpica da patinação desde o ano de 1936. 

LEIA TAMBÉM: Goleiro dá bolada em torcida adversária e gera confusão na França; assista

Assista a apresentação de Yulia Lipnitskaya em Sochi 2014:

No mesmo ano em que subiu no pódio olímpico em seu país de origem, Yulia Lipnitskaya faturou ainda a medalha de ouro individual no Campeonato Europeu de Budapeste e a prata no Mundial de Saitama. As conquistas foram elogiadas, inclusive, por Vladimir Putin, presidente russo. 

Desde então, as cobranças se intensificaram cada vez mais e assim, desencadearam a doença. 
Em uma entrevista, Yulia chegou ainda a reclamar abertamente sobre a perda de liberdade por conta da fama e afirmou que se sentia em constante estresse para poder tentar atender as expectativas de torcedores e treinadores.

LEIA TAMBÉM: Atleta é encontrado morto em sua casa e a causa é bizarra: engasgou com a comida

Anorexia

Um dos principais sintomas é a tentativa de manter-se em um peso abaixo do normal. Assim, o distúrbio alimentar pode fazer com que a pessoa fique na obsessão por tudo o que come, podendo até desencadear a compulsão alimentar. No entanto, a anorexia trata-se de uma doença que pode durar alguns anos ou até mesmo a vida inteira. O tratamento, no entanto, deve ser feito através de auxílio médico.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!