Tamanho do texto

"Eu não tenho limites, eu tenho 71, mas eu me sinto com 30", afirma venezuelana, que não gosta de ficar em segundo lugar nas competições

Josefina Monasterio, fisiculturista venezuelana
Reprodução
Josefina Monasterio, fisiculturista venezuelana

Josefina Monasterio deixa muitas jovens de 20 anos para trás. Aos 71 anos de idade, a fisiculturista venezuelana é exemplo de superação e inspiração. Ex-corredora esportiva no seu país de origem, se formou em Educação Física e ao migrar para os Estados Unidos, começou a prática de yoga.

LEIA TAMBÉM: "Mini Hulk": o fisiculturista anão que faz sucesso nas redes sociais

No entanto, foi apenas quando tinha 59 anos, que começou a carreira de fisiculturista . Em janeiro de 2005, um homem da academia na qual frequentava, a convidou para participar de uma competição. E Josefina venceu.

LEIA TAMBÉM: Atleta é encontrado morto em sua casa e a causa é bizarra: engasgou com a comida

Rotina

E para manter seu legado e referência em Vero Beach, no estado norte-americano da Flórida, os trabalhos começam cedo. Às três horas da manhã, Josefina se levanta, lê a Bíblia e medita por uma hora e meia. Em seguida, corre por 10km e ainda pratica mais meia hora de yoga, ao nascer do sol.

Em seu café da manhã, nunca pode faltar uma porção de aveia e antes de treinar musculação , a mulher come uma proteína e uma fruta. E na academia, ela afirma que não socializa com as demais pessoas, pois acredita na conexão da mente e do músculo. 

Ao meio dia e meia, almoça. O frango é o alimento base de sua refeição, sempre substituindo receitas mas tendo a proteína magra como fonte principal. O restante do dia, utiliza para os afazeres da casa e dorme às cinco da tarde.

LEIA TAMBÉM: Duas mortes e um atleta em coma abalam o mundo do fisiculturismo

E é neste ritual natural que Josefina Monasterio afirma não utilizar suplementos e nem vitaminas. O máximo, antes de ir à academia, são dois cafés expressos para dar energia. Este é o seu segredo. "Não estou de acordo com o uso de esteróides. Esporte é esporte. Mente sã, corpo saudável", afirma a fisiculturista.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.