Tamanho do texto

Novo símbolo terá linhas arredondadas. Especialistas dizem que identidade do clube será mantida

O departamento de marketing do Palmeiras confirmou ao iG que o distintivo da equipe sofrerá pequenas modificações. A nova versão, com letras arrendondadas e alterações no escudo suíço (aquele que fica no interior do símbolo), será oficialmente divulgada em breve pelo clube, junto com um novo manual de identidade visual elaborado pelo departamento. Segundo Paulo Pinto, diretor adjunto do marketing alviverde, o manual servirá para a imprensa retratar de forma padronizada os símbolos palmeirenses. Em seu site oficial, a equipe paulista já utiliza o novo distintivo. Confira as mudanças :

Escudos do Maracajú-MS e seus papagaios
Arte/iG
Escudos do Maracajú-MS e seus papagaios
"O novo manual de identidade visual está próximo de ser concluído. Ele vai padronizar o uso da imagem do Palmeiras na mídia. Você vê hoje que em jornais, internet, cada um usa um símbolo diferente, até cores diferentes. Vamos divulgar as imagens oficiais de como têm que ser representados o distintivo, a bandeira e outras coisas", afirmou Pinto. O novo desenho foi feito por uma empresa de design , sob supervisão dos departamentos de marketing e acervo histórico do Palmeiras.

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Escudos do Maracajú-MS e seus papagaios
Arte/iG
Escudos do Maracajú-MS e seus papagaios
A adequação do distintivo visa corrigir alterações que ocorreram com os anos, principalmente no tempo em que os símbolos eram bordados à mão nas camisas: "Ao longo do tempo, o escudo veio sendo modificado, o que é natural, pois tem muitos detalhes e acabou perdendo a forma. Através de um estudo feito pelo departamento de marketing e o de acervo histórico, vamos fazer pequenas correções. Não é nenhuma mudança drástica", confirmou Paulo Pinto.

MERCADO: Gerente do Werder diz que confia em venda de Wesley ao Palmeiras

O departamento de marketing alega que as modificações não ferem os Artigo 139 e 141 do estatuto do Palmeiras - que especifica como deve ser o escudo do time - e não devem despertar reações em torcedores mais tradicionalistas. "Não vai ter reação negativa, porque não estamos alterando a essência do distintivo, mas apenas corrigindo pequenas imperfeições. Até porque para fazer qualquer tipo de mudança drástica, teríamos que alterar o estatuto. As pequenas correções que a gente fez não exigem nenhum tipo de alteração", disse Pinto.

REFORÇO: Lateral Artur volta aos treinos do Palmeiras e deve jogar na quinta

Consultados pelo iG , especialistas em marketing esportivo dizem não ver propósito na alteração, mas concordam que as pequenas mudanças não ferem a identidade do clube. "Não compreendo o esforço em mexer no escudo. Poderiam investir recursos, criatividade e tempo em atividades de marketing que agreguem realmente valor e resultado para o negócio do clube", diz Amir Somoggi, da BDO Brazil. "Essa mudança é muito tênue, não vai gerar grandes reações. Mas isso demonstra o quanto o Palmeiras valoriza sua história e a simbologia do seu escudo. Vejo como respeito às tradições", afirma Guilherme Figueiredo, da Futebol Tour. "Não é uma mudança radical. Se fizermos um paralelo com grandes marcas, isso costuma ocorrer, como fazem Coca-Cola, Nestlé, Unilever, etc.", completa Fábio Kadow, da 9ine.

MORAL: João Vítor supera traumas e vira 12° jogador de Felipão no Palmeiras

O departamento de marketing do Palmeiras também afirmou que os novos uniformes da fornecedora palmeirense já devem vir com o "novo" escudo: "Não tenho confirmação oficial, mas acredito que em maio deve sair a nova linha da Adidas, com os novos modelos de camisas, roupas de treino, agasalhos, etc. Tudo isso já deve vir com o novo símbolo", finalizou Paulo Pinto. Vale lembrar que, atualmente, o time alviverde tem usado em seu uniforme um distintivo antigo (que tem apenas a letra "P"), em homenagem às conquistas do clube entre 1942 e 1959, quando este era o escudo vigente.

Escudos do Maracajú-MS e seus papagaios
Arte/iG
Escudos do Maracajú-MS e seus papagaios

Mudanças em outros times são comuns
Mudanças e adequações nos escudos são bem comuns no futebol brasileiro e também internacional. Aliás, raros são os times que nunca fizeram alterações significativas em seu distintivo, como Bahia e Atlético-GO ( confira abaixo alguns escudos originais de times brasileiros ). No Brasil, o clube que mais se notabilizou por modificações em seu símbolo foi o Internacional , que nos últimos seis anos mudou seu escudo quatro vezes - a última em 2009, ano de seu centenário.

Escudos do Maracajú-MS e seus papagaios
Arte/iG
Escudos do Maracajú-MS e seus papagaios
Uma alteração de 2006, inclusive, teve a participação dos associados do clube: eles dicidiram que seria colocada uma coroa dourada sobre o distintivo colorado, representando as conquistas da Libertadores-2006, Mundial de clubes da Fifa-2006 e Recopa Sul-Americana-2007 (a Tríplice Coroa). O Cruzeiro fez algo semelhante em 2003, quando conquistou o Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão.

Ao longo da história, outros times do Brasil fizeram alterações mais drásticas em seus brasões. O Santos , por exemplo, chegou a ter um distintivo azul, assim como o Cruzeiro foi verde e branco quando ainda se chamava Palestra Itália. O escudo da fundação do Fluminense é outro que mudou totalmente com os anos: era cinza, branco e vermelho, enquanto atualmente é verde, branco e grená.

O Vasco alterou o formato, de redondo para formato de escudo de fato. O São Paulo fez pequenas mudanças semelhantes às que o Palmeiras fez agora, principalmente no arredondamento das letras. A equipe alviverde, aliás, também viu seu símbolo mudar bastante desde a fundação do clube, em 1914. Quando ainda era Palestra Itália, o time chegou a usar a Cruz de Savóia (escudo vermelho com uma cruz branca), símbolo da Casa Real italiana, como distintivo. Ele foi usado novamente pelo Palmeiras em 2009, quando foi lançado o terceiro uniforme azul e branco.

Caso curioso

Escudos do Maracajú-MS e seus papagaios
Arte/iG
Escudos do Maracajú-MS e seus papagaios
O pequeno Maracajú Atlético Clube, do Mato Grosso do Sul, foi outro clube que recentemente resolveu fazer modificações em seu escudo. A alteração, porém, acabou sendo feita por um motivo curioso: a palavra "maracajú", em tupi-guaraní, faz referência a "papagaio verde de cabeça amarela".

Quando a equipe foi fundada, em 1986, o brasão era azul, com uma estrela no meio. Depois, foi modificado e passou a ter uma ave, mas com as cores invertidas (um papagaio amarelo de cabeça verde). Só em 2012 o clube resolveu reparar o erro e colorir a ave de verde, adicionando também uma estrela dourada acima do distintivo - referência à conquista do Campeonato Sul-Mato-Grossense da Série B, em 2004.

Ajude o Palmeiras a aumentar sua torcida virtual