A Justiça da Espanha emitiu uma ordem internacional de captura contra o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol ( CBF ) Ricardo Teixeira. A informação foi dada pelo site espanhol "Cronica Global". O pedido seria baseado na participação do ex-cartola em um esquema montado pelo ex-presidente do Barcelona Sandro Rosell, preso desde maio, e que teria desviado milhões de dólares na organização de amistosos da seleção brasileira.

Leia também: Iaaf suspende cartola que teria recebido propina nos Jogos Olímpicos do Rio 2016

De acordo com o portal, o pedido de prisão de Ricardo Teixeira  foi emitido pela juíza Carmen Lamela, da Audiência Nacional , no dia 12 de junho, 15 dias após a prisão de Rosell. 

Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, , teve ordem de captura emitida na Espanha
Divulgação
Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, , teve ordem de captura emitida na Espanha

Leia também: Após novela, Francesco Totti confirma aposentadoria para ser dirigente da Roma

No pedido, a juíza escreveu: "Teixeira obteve de forma indireta, mediante um emaranhado societário que se nutria da renda proveniente do abono da ISE (empresa beneficiária dos direitos audiovisuais de 23 partidas da seleção do Brasil) para a Uptrend (sociedade com contas ocultas em Andorra), grande parte dos 8.393.328 euros (aproximadamente R$ 29 milhões) que ISE pagou para a Uptrend pela suposta intermediação dessa última".

O Brasil tem um tratado de extradição com a Espanha, mas mesmo em caso de prisão, pelo fato de Teixeira morar no Brasil, a chance de extradição é quase nula.

Leia também: Polícia Federal investiga ligação entre Chapecoense, Conmebol e LaMia

Outros casos

No final de junho, a Fifa divulgou o relatório Garcia , que indicou possíveis esquemas de corrupção nas escolhas das sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022 e Teixeira também foi citado. Ele é acusado de receber regalias dos organizadores da candidatura do Catar para receber o Mundial de 2022 durante um amistoso entre Brasil e Argentina em 2010.

Leia também: Presidente da Federação Espanhola de Futebol é preso sob suspeita de corrupção

Logo depois, procurado por um jornal brasileiro, Ricardo Teixeira ironizou o relatório o chamando de inconclusivo . Uma coisa chamou a atenção, no entanto: o ex-cartola não havia lido o documento de mais de 300 páginas. Aos 70 anos, Teixeira é investigado também nos Estados Unidos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!