A cerimônia de encerramento das
Olimpíadas de Paris 2024
, realizada neste domingo (11), no Stade de France, começou às 21 horas na França, às 16 horas (de Brasília). O evento marca a finalização dos Jogos Olímpicos e a passagem de bastão para a próxima edição, marcada para 2028, em Los Angeles
, nos Estados Unidos.
Logo no início do evento, um vídeo com os melhores momentos e o resumo das Olimpíadas foi exibido. Os Estados Unidos terminaram na liderança do quadro de medalhas , enquanto o Brasil ficou no 20º lugar - foram 20 medalhas, sendo três de ouro, sete de prata e 10 de bronze.
A abertura do evento contou com a apresentação da famosa música francesa "Sous le ciel de Paris", conhecida por ser o "hino de Paris", em um musical - a canção exalta a cidade de Paris e lembra o apelido de "cidade do amor". Na sequência, a La Marseillaise foi tocada no Parque dos Príncipes.
Pira apagada
Depois do hino nacional da França, o fogo olímpico foi apagado na pira principal. Ao longo da cerimônia, o fogo é transportado dos jardins do Louvre, onde estava a pira, até o Stade de France. Os dois locais ficam a cerca de 10km de distância.
Bandeiras
Como tradicionalmente acontece, as bandeiras das delegações que participaram das Olimpíadas marcaram presença na cerimônia de encerramento.
No Stade de France, a dupla Ana Patrícia e Duda, campeãs olímpicas no vôlei de praia, representaram o Brasil. As jogadoras demonstraram muito entusiasmo e interagiram com o público nas arquibancadas.
Além da dupla, as atletas da ginástica rítmica do Brasil e outros membros da delegação brasileira também marcaram presença na cerimônia de encerramento.
Ao todo, 205 bandeiras entraram no estádio. A maioria dos países foi representado por atletas que ganharam medalhas em Paris. Já o país-sede teve atletas do rugby e do ciclismo de estrada como porta-bandeiras da França.
Em meio ao desfile da bandeira, as músicas "We are the Champions", clássico do Queen, e "Les Champs-Elysées", de Joe Dassin, foram tocadas no estádio.
Último pódio
A cerimônia de encerramento também contou com o último pódio das Olimpíadas de Paris 2024. As três melhores atletas da maratona feminina entraram no estádio para receber suas medalhas. A holandesa Sifan Hassan ficou com o ouro, a etíope Tigst Assefa foi prata e a queniana Hellen Obiri terminou com o bronze.
Homenagens
Após o último pódio, alguns voluntários das Olimpíadas de Paris entraram no estádio para serem homenageados - ao todo, cerca de 45 mil pessoas trabalharam voluntariamente.
Além disso, a ginasta brasileira Victória Borges, que competiu machucada, foi à cerimônia de encerramento de cadeira de rodas e recebeu homenagens das companheiras.
Apresentação
Com o fim das homenagens, as luzes do estádio se apagaram para uma apresentação. Um homem vestido com a cor dourada, denominado "Viajante Dourado", desceu do teto do Stade de France sob um jogo de luzes. No gramado, uma imagem do mapa mundi foi exibida.
O viajante pousou no meio do estádio para levar o público a uma viagem pela história dos Jogos. Assim como na Cerimônia de Abertura, a apresentação também contou com referências aos momentos históricos da França e Grécia - o hino grego foi tocado.
Em seguida, os anéis olímpicos, que representam os cinco continentes entrelaçados, foram levados ao palco, no centro do gramado. Os anéis simbolizam a união entre os povos.
Grandes momentos
Um novo vídeo com conquistas, derrotas e grandes momentos dos atletas em Paris foi exibido pela organização. Na gravação, destaque para o choro da brasileira Bia Souza, campeã olímpica no Judô, além da icônica foto do surfista Gabriel Medina, que ganhou a medalha de bronze, e da reverência à Rebeca Andrade.
Balada
A cerimônia também contou com um breve show da banda francesa Phoenix, que agitou os atletas e os espectadores presentes no Stade de France. Com as luzes apagadas, outros artistas também se apresentaram.
Discurso
Tony Estanguet, presidente da organização do Comitê de Paris 2024, e Thomas Bach, presidente do COI, discursaram ao lado de atletas que representaram os cinco continentes.
Estanguet agradeceu a presença dos atletas, torcedores, espectadores e voluntários. O presidente da organização ainda destacou o alto número de pedido de casamento durante os Jogos.
Já Thomas Bach destacou o espírito olímpico dos atletas e dos torcedores em meio às guerras na Ucrânia e no Oriente Médio. "Os Jogos Olímpicos não podem criar a paz, mas podem criar uma cultura de paz que inspira o mundo", disse o presidente do COI. Após a declaração, o hino olímpico foi executado.
Passagem da bandeira
Seguindo o protocolo, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, passou a bandeira olímpica para Thomas Bach. O presidente do COI, então, entregou o objeto para Karen Bass, prefeita de Los Angeles, sede da próxima edição das Olimpíadas. A norte-americana estava acompanhada de Simone Biles, lenda da ginástica dos EUA.
Na sequência, a cantora "H.E.R" cantou o hino dos Estados Unidos, representando a chegada do ciclo de Los Angeles. Já o ator Tom Cruise, contando com aparelhos de segurança, desceu a tirolesa de uma altura de cerca de 40 metros, entrou no palco e pegou a bandeira olímpica.
Já em um vídeo gravado, Tom Cruise aparece com a bandeira embarcando de Paris para Los Angeles. No clipe, o ator chega à cidade norte-americana. O clipe tem Red Hot Chili Peppers, Billie Eilish e Snoop Dogg cantando na praia de Los Angeles.
Parte final
A chama olímpica, que veio do Museu do Louvre, foi levada até o Stade de France. Em seguida, o presidente do COI decretou o encerramento dos Jogos Olímpicos, com a chama sendo apagada pelo próprio Bach e por outros seis atletas. Por fim, a cantora francesa Yseult cantou no encerramento da cerimônia.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.