
Skye Nicolson, boxeadora campeã do mundo pela Austrália, defendeu a lutadora Imane Khelif, envolvida em grande polêmica na última semana por conta de uma luta contra Angela Carini, da Itália.
Vencedora na categoria peso-pena de boxe, Skye Nicolson já encarou Imane e reforçou que a informação de que a lutadora é uma atleta trans não procede. Ela também citou o caso de Li Yu-Ting, que vive situação semelhante.
“Eu lutei e treinei com as duas. Elas nasceram mulheres. Nasceram com um cromossomo XY, que é o cromossomo masculino, mas nasceram com corpos femininos. Elas têm os atributos físicos de uma mulher”, disse.
No ano passado, a Associação Internacional de Boxe (IBA), representada pelo presidente Igor Kremlev, informou que testes realizados para o mundial apontaram que Khelif e a taiwanesa Lin Yu-ting "tinham cromossomos XY e foram, portanto, excluídas dos eventos esportivos". Essa Associação, porém, está descredenciada.
“Elas cresceram como meninas, como mulheres. Sempre competiram como mulheres. Elas não são homens que decidiram se chamar mulheres ou se identificar como mulheres para lutar contra mulheres nas Olimpíadas”, concluiu Skye Nicolson.
A boxeadora Imane Khelif representou as cores da Argélia nos Jogos Olímpicos pela segunda edição seguida. Em Tóquio, ela acabou sendo eliminada nas quartas de final contra Kellie Harrington, da Irlanda. A boxeadora tem 25 anos.
Veja abaixo galeria de fotos da boxeadora Imane Khelif:











