Foi cancelado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) o treino preparatório de natação para o revezamento do triatlo que aconteceria neste sábado (03), no Rio Sena. A decisão foi anunciada após uma vistoria para analisar a qualidade da água do local.
Os organizadores dos Jogos Olímpicos decidiram manter todas as etapas de familiarização com a corrida e bicicleta, adiando somente a natação. A prova está marcada para a próxima segunda-feira (5).
Caso os atletas não consigam fazer os testes preparatórios, a prova será adiada para terça-feira (6). Porém, não está descartado mudar para duatlo, cancelando a natação na prova.
As polêmicas que vem cercando o triatlo nos Jogos Olímpicos de Paris ganharam um novo episódio. Após a realização das provas individuais, a triatleta espanhola Miriam Casillas, que se mostrou abalada após terminar na 33ª colocação, criticou a condução da Federação Internacional de Triatlo em meio aos problemas recentes ligados ao Rio Sena.
"Somos como palhaças no circo", disse.
Compatriota de Miriam, a triatleta Anna Godoy, que finalizou a prova na 17ª colocação, detonou a organização dos Jogos de Paris e a Federação.
"O que temos passado não pode acontecer. Não podem nos tratar assim. Tiveram muitos anos para preparar isso bem e ter alternativas. A Federação Internacional tem que melhorar muitíssimo", afirmou.
Uma das principais propagandas do legado olímpico de Paris, a despoluição do Rio Sena é um tema que divide opiniões desde antes do início dos Jogos. Nos últimos dias, a qualidade da água foi reprovada após chuvas atingirem a cidade, o que acabou causando o adiamento da prova masculina e o cancelamento de treinos.