As medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio foram apresentadas ao mundo, nesta quarta-feira, na capital japonesa. A notícia coincide com o início da contagem regressiva de um ano para a cerimônia de abertura.
Leia também: Olimpíadas: Investigado, presidente do Comitê Olímpico japonês deixará cargo
O desenho das medalhas busca refletir o lema da Olimpíadas do Japão de que para atingir a glória, é preciso que os atletas tenham vitórias diárias. Os objetos serão fabricados com material reciclável, extraído de telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos doados pela população local.
Os modelos foram escolhidos depois de um concurso aberto a designers profissionais e estudantes e teve mais de 400 inscritos. Um painel de analistas escolheu o modelo vencedor, feito pelo japonês Junichi Kawanishi, da cidade de Osaka.
Você viu?
"É uma grande honra ter o meu desenho escolhido para as medalhas de Tóquio 2020 . Nunca sonhei que o modelo que enviei seria selecionado. Espero que as medalhas sejam vistas como um tributo aos atletas, seus esforços e que reflitam a glória e a amizade", disse Kawanishi.
Cronograma em dia
Presente nas celebrações, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, elogiou os preparativos em dia na cidade-sede dos Jogos.
"O Japão fará história. Será um momento maravilhoso e único para nossos queridos anfitriões japoneses, que vão mostrar ao mundo o melhor do Japão: uma história rica, tradições, tecnologia de ponta, cultura e, é claro, amor pelo esporte. Os preparativos têm feito grande progresso graças ao brilhante trabalho do Comitê organizador e ao apoio dos governantes e de toda a comunidade. Nunca vi uma cidade-sede tão preparada como Tóquio, faltando um ano para o início do Jogos Olímpicos ", disse Bach.
Leia também: Moedas de R$ 1 das Olimpíadas Rio 2016 são vendidas por até R$ 7 mil na internet
O suíço também relembrou os velhos tempos e praticou esgrima com crianças. No esporte ele conquistou o ouro por equipes na Olimpíada de 1976, em Montreal, no Canadá.
As competições de Tóquio 2020 serão disputadas entre 24 de julho e 9 de agosto. Cerca de 3.2 milhões de ingressos já foram vendidos, enquanto mais de 200 mil pessoas se inscreveram como para trabalhar como voluntários nas Olimpíadas .