Desfile da Coreia do Sul com a Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos de PyeongChang
Reuters
Desfile da Coreia do Sul com a Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos de PyeongChang

A Coreia do Sul pretende propor uma união com a Coreia do Norte para uma candidatura conjunta aos Jogos Olímpicos de 2032. Segundo o ministro sul-coreano dos Esportes, Do Jong-hwan, a proposta será feita na próxima cúpula intercoreana prevista para acontecer semana que vem, em Pyongyang.

Leia também: Phelps fala sobre depressão "houve um tempo que não queria viver"

“Vou fazer essa proposta ao Norte em nome da paz. Seul e Pyongyang organizarão a Olimpíada  em conjunto”, anunciou o ministro.

Os países vizinhos entraram em conflito entre 1950 e 1953 na chamada Guerra da Correia. O conflito foi iniciado por disputas territoriais influenciadas por soviéticos e norte-americanos. Depois de ficarem separadas por anos, nos últimos meses as duas Coreias tem retomado o diálogo e isso poderia ajudar no acordo para a Olimpíada de 2032.

Leia também: Brasil deve ter 250 atletas nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

A tentativa de sediar um evento esportivo conjunto já foi colocada em pauta. Em 1988, os países discutiram a possibilidade de abrigar os Jogos Olímpicos de Verão, porém devido a divergências quanto à distribuição das provas as conversas fracassaram. Mais próxima dos interesses dos Jogos a sede foi Seul. A Coreia do Sul, inclusive, foi sede dos últimos Jogos de Inverno, realizados em fevereiro deste ano.

Os Jogos de Inverno de PyeongChang de 2018 entraram para história da pacificação entre as Coreias quando o time de hóquei feminino no gelo foi uma mistura do Norte com o Sul. Na cerimonia de abertura as atletas desfilaram lado a lado com a bandeira da Coreia unificada.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) o alemão Thomas Bach, disse que está aberto a conversas com as duas Coreias no sentido que se apresentem unidas nos Jogos de Tóquio em 2020.

Leia Também: Nomes dos mascotes da Olimpíada de 2020 são divulgados

Quem também manifestou a vontade em sediar a Olimpíada de 2032 foi a Índia. No início de junho, a Associação Olímpica da Índia (IOA) confirmou a intenção do país se candidatar para ser sede de três grandes eventos: Olímpiada de 2032, Jogos Asiáticos de 2030 e Jogos Olímpicos da Juventude de 2026. Outro concorrentes ao posto são Austrália e Indonésia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!