Tamanho do texto

O objetivo é contribuir para o desenvolvimento do esporte olímpico e dos atletas em todo o mundo. Além de exaltar o espírito de equipe

O judô é um dos principais tipos de luta do mundo. Tradicional, a modalidade conquista pessoas de ambos os sexos, de qualquer idade, em qualquer lugar do mundo. A Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla em inglês), no entanto, quer mais. Nesta sexta-feira (10) a entidade divulgou que solicitou ao Comitê Olímpico Internacional (COI) a inclusão de uma categoria por equipes mistas no programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Leia também: Saiba tudo sobre vários tipos de Luta no iG Esporte

De acordo com o texto publicado no site oficial da entidade máxima de judô, uma modalidade da luta , originada no Japão, mista, irá contribuir para o desenvolvimento do esporte olímpico e dos atletas em todo o mundo. Além de exaltar o espírito de equipe para o judô e os valores fundamentais do esporte.

A equipe brasileira de judô, um tipo de luta muito popular, nos Jogos Olímpicos do Rio
Paulo Pinto/CBJ
A equipe brasileira de judô, um tipo de luta muito popular, nos Jogos Olímpicos do Rio

Na proposta feita pela IJF, cada equipe seriam compostas por seis integrantes, sendo três mulheres e três homens. A parte feminina seria dividido nas categorias até 57kg, até 70kg e mais de 70kg, já a parte masculina com atletas de até 73kg, até 90kg e mais de 90kg.

Leia também: St-Pierre elogia Demian Maia e o vê como campeão dos meio-médios do UFC

Além disso, a entidade espera que pelo menos 12 equipes participem do novo formato com atletas que se classificaram para a competição individual, levando em consideração os pontos do ranking mundial para a qualificação aos Jogos Olímpicos. Fora isso, a Federação sugere que o evento precise de mais um dia de competição durante o calendário olímpico, que seria logo em seguida após os sete dias de disputas individuais.

O Brasil no judô olímpico

Ao longo da história, o judô brasileiro em Jogos Olímpicos está na nona colocação geral, com 22 medalhas conquistadas. São quatro de ouro, três de prata e 15 de bronze. O esporte está no programa das Olímpiadas desde a edição de Tóquio, em 1964 - vale ressaltar que ficou ausente na edição seguinte, nos Jogos da Cidade do México, de 1968, e voltou qautro anos depois para não sair mais.

Leia também: Mayweather tem mansão invadida em Las Vegas e prejuízo chega a R$ 466 mil

A luta começou a ser praticada com Jigoro Kano, japonês professor de educação física, em 1882. O objetivo era criar uma técnica de defesa pessoal juntamente com o desenvolvimento do físico, espírito e mente, e Kono, que já praticava o jiu-jitsu, decidiu por assim fazer.

    Leia tudo sobre: luta