Tamanho do texto

Europeias venceram as o Brasil 3 sets a 1, no José Corrêa, em Barueri. Seleção buscará a reabilitação contra Japão às 15h05 desta quarta-feira

A seleção brasileira feminina de vôlei estreou com resultado negativo na Liga das Nações . A equipe do treinador José Roberto Guimarães foi superada, nesta terça-feira, pela Alemanha por 3 sets a 1 (15/25, 25/22, 25/18 e 25/20), no ginásio José Correa, em Barueri (SP). O Brasil  está no mesmo grupo da Sérvia e do Japão na primeira semana da competição. 

Leia também: No Super Set, Dentil/Praia Clube conquista título inédito da Superliga feminina

Brasil é superado pela Alemanha
Gaspar Nóbrega/Inovafoto/CBV
Brasil é superado pela Alemanha

A atacante Fromm, da Alemanha, foi a maior pontuadora do confronto, com 20 pontos. Pelo lado do Brasil , a oposta Tandara marcou 16 vezes e a ponteira Drussyla fez 14 pontos. 

A central Carol, que marcou oito pontos na partida, lamentou o resultado, mas mostrou otimismo na recuperação do Brasil. 

“A partida de hoje fugiu um pouco do nosso controle. Sabemos que esse foi o primeiro jogo da temporada. Ficamos tristes com o resultado, mas ainda temos muita competição pela frente. Vamos continuar treinando forte e os resultados vão aparecer naturalmente”, disse Carol. 

O treinador José Roberto Guimarães pediu uma melhora no sistema defensivo do time brasileiro. “Poderíamos ter atuado um pouco melhor e ido para cima da Alemanha. No entanto, o nosso sistema defensivo não funcionou e quando a relação bloqueio-defesa não ajuda, a gente começa a sentir o jogo. Foi o que aconteceu hoje", explicou José Roberto Guimarães. 

Leia também: Tandara se torna a maior pontuadora em uma temporada da Superliga de vôlei

O jogo

Tandara no ataque
Gaspar Nóbrega/Inovafoto/COB
Tandara no ataque

O set começou equilibrado. Numa bola rápida central Carol, o time verde e amarelo fez 8/7. Bem no saque, as brasileiras abriram quatro pontos (11/7). Com Tandara pontuando bem, o Brasil abriu 19/11 e a Alemanha pediu tempo. As adversárias reagiram e fizeram 13/21. No bloqueio de Bia, a seleção brasileira marcou 21/13. E, com Monique, a equipe da casa fechou com 10 pontos de vantagem: 25/15.

A Alemanha voltou melhor para o segundo set e fez 5/4. O Brasil cresceu de produção e empatou (7/7). A ponteira Drussyla conseguiu uma largada e o time verde e amarelo deixou tudo igual no marcador (9/9). Quando o time europeu abriu três pontos (12/9), o treinador José Roberto Guimarães pediu tempo. A paralisação fez bem as brasileiras que empataram (17/17). Se aproveitando dos erros da Alemanha, o Brasil virou o marcador (22/21). A Alemanha foi melhor na parte final da parcial e venceu o segundo set por 25/22.

A Alemanha fez os dois primeiros pontos no início da terceira parcial. O time europeu seguiu melhor e abriu quatro pontos (10/6). Bem no bloqueio, as alemãs fizeram 14/8 e o treinador José Roberto Guimarães pediu tempo. A Alemanha foi para o segundo tempo técnico vencendo por 16/10. O time europeu manteve a vantagem no marcador e fez 20/14. O Brasil passou a sacar com eficiência e diminuiu a vantagem no marcador para quatro pontos (22/18). A Alemanha segurou a vantagem e levou a melhor no terceiro set por 25/18.

Leia também: Jogadora é expulsa de time de vôlei por postar foto "muito sexy" no Instagram

 Numa boa sequência de saques da central Carol, o Brasil deixou tudo igual no marcador (4/4). Quando a Alemanha abriu três pontos (12/9), o treinador José Roberto Guimarães pediu tempo. Mesmo com a paralisação, a Alemanha manteve a vantagem no marcador (14/11). Bem na virada de bola, as europeias fizeram (20/16). A Alemanha foi melhor até o final e venceu o último set por 25/20 e o jogo por 3 sets a 1.